Entre as várias vantagens que o progresso tecnológico trouxe às nossas vidas, elas não se limitaram e chegaram às nossas cozinhas.
Para facilitar a vida de quem encara o preparo das refeições todos os dias, o microondas é quase uma unanimidade no que diz respeito à praticidade e economia de tempo.
No entanto, há muitos mitos que cercam o funcionamento desse aparelho. Afinal, microondas estraga ou não a qualidade nutricional dos alimentos?
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
A ideia de que cozinhar no microondas é prejudicial não tem qualquer fundamento científico. O equipamento cozinha os alimentos através de ondas curtas de energia, o que faz com que as moléculas do produto vibrem e gerem calor, esquentando e cozinhando a comida.
Esse método ocasiona a perda de nutrientes de vitaminas dos alimentos. Porém, essa desvantagem não é exclusiva do microondas, mas sim, do processo de aquecimento e cozimento em geral.
O alimento, ao ser aquecido, faz com que algumas vitaminas sejam perdidas. As proteínas também se decompõe e algumas vezes chegam a perder suas propriedades.
Contudo, vale destacar que o tempo de preparo no microondas é menor, o que faz com que o alimento perca menos nutrientes enquanto é aquecido em relação ao forno convencional ou outras técnicas.
O cozimento com água não ameniza esse processo, pelo contrário. Estudos comprovaram que ao ferver verduras, grande parte dos seus nutrientes são despejados na água.
Assim, a fervura com água é a menos recomendada para quem quer conservar tudo o que o alimento traz consigo, sendo o cozimento à vapor o campeão no assunto. As vitaminas mais vulneráveis à água são a vitamina C e as do complexo B, como a B6 e B12.
É importante destacar que há conclusões científicas que o microondas é capaz de manter de forma mais eficaz os níveis de antioxidantes de alimentos como feijão, aspargos e cebola do que as outras formas de cozinhar.
Confira algumas dicas para amenizar a perda dos nutrientes ao cozinhar.
- descasque e corte o alimento logo antes de preparar ou consumir
- lave o alimento rapidamente antes de cozinhar
- espere que a água ferva para adicionar o alimento; assim o tempo de cozimento será mais curto e a perda dos nutrientes consequentemente, será menor
- aproveite a água do cozimento para outros preparos, como sopas
- adicione vinagre ou suco de limão ao cozimento, pois ele conserva as vitaminas e minerais, como o ferro
(Com informações de BBC)