As mudanças características de cada estação do ano, as variações de temperatura e a quantidade de chuvas em cada época são determinantes para a agricultura e a produção de alimentos, uma vez que o cultivo de frutas e verduras depende das condições climáticas. Os chamados "alimentos da estação" apresentam vantagens, tanto do ponto de vista nutricional, quanto econômico.
Quando colhidas na época correta, frutas e verduras têm maior quantidade de componentes, como sais minerais e vitaminas. Além disso, fora da estação, esses alimentos perdem várias propriedades nutricionais, pois necessitam de agrotóxicos e fertilizantes químicos para serem produzidos. Thalita Soares, nutricionista da Exal – Excelência em Alimentação, empresa de administração de restaurantes empresariais, destaca que "podemos encontrar estes alimentos da época em quase todos os meses do ano. Porém, ao fazer escolhas alimentares é muito importante observar a sazonalidade, período onde o produto tem maior produção, pois, além de apresentar sabores mais acentuados, garante-se mais qualidade com a menor utilização de produtos químicos, preservando o valor nutricional das frutas, verduras e legumes".
Flávio Charles dos Santos, diretor comercial da Exal, aponta as vantagens econômicas de se optar pelos "alimentos da época". "Temos claramente produtos do verão e produtos do inverno, afetados essencialmente pelo clima e pela dificuldade de cultivo. Tanto para as empresas, quanto para os consumidores finais, existe essa vantagem de se pagar menores preços e economizar". Já outros itens são influenciados também pelos movimentos de oferta e demanda do mercado, muitas vezes puxados pelo mercado externo e pela regulação dos estoques nacionais, como óleo vegetal, proteína, arroz, feijão e soja.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Com o começo da primavera e a proximidade do verão, as temperaturas começam a subir e favorecem a produção de alguns alimentos, como abóbora, abobrinha, ameixa, agrião, alcachofra, abacaxi, abacate, banana, batata doce, berinjela, beterraba, caju, coco verde, cenoura, chuchu, couve-flor, jiló, ervilha, figo, goiaba, laranja, limão, maça, maracujá, mandioca, mamão, melão, morango, melancia, milho verde, nabo, pêssego, pêra, repolho, pimentão, rabanete, vagem e uva.