A rotina da mulher moderna exige praticidade e medidas que ajudem nas suas multitarefas com a falta de tempo. Por isso, a nutricionista Gabriela Forte, dá as dicas que contribuem para a saúde da mulher no seu período menstrual.
De acordo com Gabriela, os principais sintomas relacionados à TPM envolvem fatores emocionais e alterações físicas como, por exemplo: Irritabilidade, instabilidade emocional, dor de cabeça, sonolência, compulsão por alimentos com alta concentração de açúcar (doces), cansaço, dificuldade de concentração e dores nos seios.
Por isso, abaixo, ela sugere alimentos que devem ser incluídos na alimentação da mulher e que aliados aos exercícios físicos e hábitos saudáveis, podem contribuir para amenizar os sintomas da TPM.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
-Alimentos com alto teor de cálcio:
Possuem a capacidade de aliviar as dores dessa fase, diminuindo a cólica por agir nas atividades que envolvem a contração muscular responsável por esse desconforto. Diminui também o inchaço causado pela retenção hídrica, desejos alimentares e as variações de humor. Exemplo: iogurte, leguminosas, oleaginosas, sementes e folhas verdes escuras.
-Alimentos fonte de Vitamina B6:
Amenizam principalmente os sintomas relacionados às sensações de depressão que podem aparecer nessa fase, pois ajudam na produção de serotonina, tão conhecida como hormônio do bem estar. Exemplo: banana, arroz integral, peixes, frango e oleaginosas.
-Alimentos fonte de Magnésio:
Auxiliam nos sintomas da cólica, dor de cabeça e principalmente no controle da compulsão por alimentos doces. Exemplo: Semente de abóbora, frutas oleaginosas (nozes), semente de girassol, grãos integrais, feijão, abacate, cacau, salmão e vegetais verdes escuros.
-Alimentos fonte de ácido graxo ômega 3:
Nutriente extremamente antioxidante, que auxilia a diminuir a sensação de dores no corpo, melhorando também as alterações de humor. Exemplo: Sardinha, atum, salmão, semente de linhaça e algas.