Alimentação com capacidade antioxidante e a base de licopeno - pigmento avermelhado encontrado em alguns vegetais e frutas - ajudam na prevenção do segundo câncer mais comum entre os homens.
O câncer de próstata é o segundo mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A estimativa apresenta 68.800 novos casos da doença este ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Alimentos com poder antioxidantes e de cor avermelhada ajudam na prevenção da doença, que atinge os homens de maneira silenciosa e lenta. O tumor pode levar 15 anos para atingir 1 cm³.
Alimentos a base de licopeno, pigmento avermelhado presentes em vegetais e frutas como pimentão vermelho, tomate, melancia, rabanete e também a jabuticaba, além dos que contém selênio - mineral com um alto poder antioxidante - colaboram para a prevenção do câncer de próstata. Em contrapartida, dietas ricas em cálcio aumentam a incidência da doença. A próstata está localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, sendo responsável, também, por parte da produção do sêmem.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
O diagnóstico do câncer de próstata pode ser realizado por meio do toque retal e exame de sangue PSA, que é a dosagem no sangue do antígeno prostático específico, além da biópsia. A doença costuma ocorrer a partir dos 65 anos de idade. A hereditariedade é fator de predisposição para a doença, além da obesidade, e quanto mais cedo a doença for detectada, mais fácil será o tratamento, já que a enfermidade pode se espalhar em outros órgãos.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Dr. Robson Moura, hábitos saudáveis continuam sendo maneiras de prevenção do câncer. "Evitar o tabagismo, dieta equilibrada, prática de atividades físicas, além de consultas anuais, a partir dos 45 anos, a fim de avaliar a saúde da próstata são medidas que certamente podem ajudar na prevenção deste câncer", aconselha o Dr. Robson Moura.
Os homens não estão habituados a se cuidar, além do preconceito de alguns, em realizar o exame de toque retal. O propósito da campanha mundial novembro azul é uma maneira de conscientizar a população masculina da importância dos cuidados com a saúde do público masculino.
Alimentos que contribuem para a prevenção do câncer de próstata:
Castanha do Pará.
Brócolis.
Cogumelo.
Salmão.
Tomate.
Mamão papaia.
Pimentão vermelho.
Melancia.
Goiaba.
Rabanete.
Jabuticaba.