Refeições devem ser adequadas às condições do ambiente para evitar complicações na digestão. As pessoas ficam propensas a desenvolver irritações no aparelho digestivo devido aos excessos de alimentos e bebidas que agridem a mucosa do estômago e predispõem a azia, como comidas de rua, bebidas gaseificadas e alcoólicas.
É o que afirma o endoscopista Gustavo Andrade de Paulo, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). "O consumo em excesso destes líquidos aumentam a acidez do suco gástrico que podem provocar uma gastrite podendo até levar ao aparecimento de uma úlcera", alerta o especialista.
Ainda de acordo com o endoscopista, uma dieta rica em líquidos (água e sucos), legumes, verduras, fibras e frutas é o correto para haver um equilíbrio na flora intestinal.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
O especialista também dá dicas de alimentação para manter a saúde do aparelho digestivo em dia. É necessário um maior consumo de água. O corpo funciona melhor quando se toma água de forma adequada, cerca de dois litros por dia. A água é fundamental para o funcionamento dos órgãos, no aparelho digestivo, tem grande importância nos intestinos facilitando a digestão e absorção de nutrientes.
As hortaliças como legumes e verduras além de serem "frescos" e "leves" são muito ricos em água, vitaminas, minerais e fibras. As fibras auxiliam a digestão e formação do bolo fecal desempenhando uma importante ação reguladora que protege os intestinos. "Quando nos alimentamos adequadamente, o organismo está predisposto a minimizar os efeitos do álcool evitando, desta forma, aquela ressaca mais branda. Contudo sempre é bom apreciar com moderação", inclui o especialista.
Frutas são também muito ricas em nutrientes. Elas possuem água, fibras, vitaminas e sais minerais sendo excelentes para consumir o ano todo.