Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
"Dieta Dash"

Aplicativo auxilia na orientação nutricional para refeições saudáveis

Redação Bonde com assessoria de imprensa
30 set 2015 às 15:58

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O TelessaúdeRS, projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), criou em parceria com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, um aplicativo gratuito para apoiar o trabalho de profissionas e pacientes que necessitam de alimentação controlada por complicações de saúde.

O "Dieta Dash" auxilia na manutenção de uma alimentação saudável e na melhor escolha de alimentos para prevenir e controlar a hipertensão arterial. O aplicativo avalia refeições com relação aos níveis de sódio, gordura saturada, açúcar e outros fatores que podem dificultar o controle da hipertensão. Ele também fornece outras opções e receitas para substituir o alimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A nutricionista Sabrina Dalbosco participou do desenvolvimento do aplicativo e conta que a ideia da sua construção surgiu após o reconhecimento de ferramentas mobile no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis. "A Organização Mundial da Saúde tem investido e apoiado a implantação de aplicativos como intervenções promissoras e inovadoras para melhorar o controle de doenças. Além disso, o acelerado crescimento do uso de smartphones e tablets se apresenta como uma oportunidade para ações estratégicas de desenvolvimento profissional contínuo para profissionais de saúde", diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Especialistas comentam

'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso


O médico do Programa Saúde da Família em Conselheiro Lafaiete (MG), Vinícius Diniz, começou a usar o aplicativo para elaborar dietas para seus pacientes. "O que me fez permanecer utilizando o aplicativo foi o conteúdo proposto pelos menus. Um deles trata especificamente de analisar a dieta do paciente, o que se possibilita a abertura de uma discussão entre médico e paciente em torno do tema reeducação alimentar.

Publicidade


Percebi que os pacientes que mais se envolveram neste debate e aderiram às mudanças propostas – tomadas em conjunto – foram os que mais melhoraram os índices de pressão arterial. Interessante observar que outros pacientes, não portadores de hipertensão e que aderiram às mudanças propostas, também se beneficiaram com os princípios de reeducação alimentar proposto pelo aplicativo", disse o médico.


No aplicativo, o profissional pode enviar a avaliação por email para seu paciente. Também podem ser encontradas dicas de refeições saúdáveis, receitas e outras orientações como:

• Ranking de alimentos com alto teor de sódio
• Alimentos ricos em potássio
• Como interpretar melhor os rótulos de alimentos
• Dez passos para ua alimentação saudável e orientações para hipertensos


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo