Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde no Prato

Comer fora de casa não é sinônimo de comer mal

Redação Bonde*
05 out 2009 às 12:12

Compartilhar notícia

Para uma refeição saudável, deve-se evitar discussões na hora do almoço e também os alimentos que são ricos em calorias - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas das pessoas que trabalham fora têm de se render aos restaurantes para fazer suas refeições - especialmente o almoço. Porém, comer fora de casa não precisa ser sinônimo de se alimentar mal: mesmo sem preparar o próprio alimento, é possível fazer escolhas que facilitem a manutenção de uma dieta saudável e equilibrada.

Segundo a nutricionista Fernanda Cobayashi, o primeiro passo é não esperar a fome apertar. "Quando estamos famintos, tendemos a optar por alimentos mais calóricos, como as frituras, as preparações s elaboradas (tortas, quiches, etc.) ou ainda carnes mais gordurosas", explica a especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O ideal é estabelecer horários fixos para as refeições, medida que também contribui para o bom funcionamento do organismo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Especialistas comentam

'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso


Além disso, manter uma rotina alimentar equilibrada ajuda a evitar o consumo exagerado de alimentos calóricos no almoço. "É fundamental não sair de casa sem tomar um nutritivo café da manhã . Além disso, deve-se adquirir o hábito de lanche no meio da manhã, que pode ser um iogurte ou uma barra de cereais", diz a nutricionista.

Publicidade


De olho no prato


Na hora de escolher os alimentos que irão compor seu prato, vale lembrar do equilíbrio ilustrado na Pirâmide Alimentar. Salada, arroz, feijão e alguma carne (preferencialmente grelhada ou cozida) formam uma composição básica, saudável e nutritiva.

Publicidade


Porém, sempre que possível, é preciso optar pela variedade , um dos trunfos para a manutenção do equilíbrio nutricional. Outra dica importante é evitar o consumo excessivo de frituras e verificar se o restaurante utiliza muitos óleos e gorduras em seus pratos e saladas.


E mais: a higiene no preparo e a correta conservação dos alimentos são pontos que devem ser observados e levados em conta na hora de escolher o estabelecimento onde o almoço será realizado. Higiene em primeiro lugar!

Publicidade


Hora do almoço é para almoçar!


Mesmo sendo no meio do expediente, o almoço tem de ser um momento especial . Portanto, nada de discutir assuntos de trabalho, resolver problemas deixados em casa ou realizar qualquer atividade estressante.

Publicidade


Comer tranquilamente, mastigando devagar e saboreando os alimentos, é fundamental para a manutenção da saúde. Essa é uma das medidas que favorecem o bem-estar físico e emocional.


Portanto, não descuide de nenhum detalhe de seu almoço: dia após dia, enquanto constrói uma carreira, você poderá construir condições mais saudáveis para o seu corpo e mente.

*Fernanda Cobayashi é nutricionista do Ambulatório de Dislipidemias da Disciplina de Nutrologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e Doutoranda pela Unifesp/EPM (Escola Paulista de Medicina). Fonte: Cozinha Nestlé.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo