Um estudo feito por cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard, e publicado em 2013 no periódico "Annals of Internal Medicine", indica que os ácidos-graxos como o ômega-3 encontrados principalmente nos frutos do mar, melhoram a qualidade de vida e trazem inúmeros benefícios para o organismo.
Os principais benefícios de comer peixe, além de ser uma alimento de fácil digestão, envolve a melhora da memória, a concentração, previne doenças cardiovasculares e aumentar as reações anti-inflamatórias do organismo.
Segundo a nutricionista Thenise Pitele responsável pela implantação da certificação Equali no Kozan Restaurante Japonês de Londrina diz que " Além de ser rico em ômega 3, os pescados possuem proteínas, gordura insaturada, vitamina D, vitamina B12, cálcio e ferro.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Profissionais treinados e capacitados, Restaurante Kozan de Londrina
Além destes benefícios, o peixe também:
-É fundamental para a formação da pele, cabelos e unhas, pois é riquíssimo em proteínas, aproveitadas quase integralmente pelo organismo;
-Previne a osteoporose, pois tem boas quantidades de vitamina D e cálcio, que fortalecem os ossos;
-Combate a anemia, pois é uma boa fonte de ferro e vitamina B12, que são nutrientes importantes para a saúde das células do sangue.
Ainda segundo a nutricionista comer peixe faz bem e, por isso, deve-se consumir peixe pelo menos 2 vezes por semana. A preparação do peixe é também importante para a saúde porque, por exemplo, se for fritar o peixe, ele vai ficar menos saudável porque o peixe frito contém gorduras prejudiciais para o organismo. Desta forma, deve-se dar preferência a peixe grelhado, ensopado ou cozido.
Benefícios de comer peixe cru
Comer peixe cru diminui o risco de doenças cardíacas, contribuir para o desenvolvimento cerebral, regeneração das células nervosas, ajudar a formar os tecidos, prevenir doenças ósseas e combater a anemia devido a sua riqueza em ômega 3, proteínas, vitamina D, cálcio, ferro e vitamina B12. ressalta Pitele.
Qualquer alimento submetido ao calor perde alguns nutrientes, mas o peixe tem os seus benefícios especialmente em nutrientes que não são estragados pelo calor e, por isso, os benefícios se mantêm mesmo cru e quando cozinhado.