Quem nunca sentiu uma felicidade extrema após devorar aquela barra de chocolate? E aquela xícara de leite quente sempre te deixa relaxado? Não tema, tudo isso tem uma explicação. Realmente alguns alimentos parecem trazer conforto para alma e são capazes de promover verdadeiros milagres quando consumidos.
Confira alimentos poderosos que ajudam a melhorar o humor e que a ciência explica:
Chocolate: Já foi comprovado que o chocolate está associado a riscos reduzidos de doenças cardiovasculares, segundo pesquisa. E se ele faz bem para o coração, faz bem também para controlar o humor. O chocolate contém polifenóis, como flavonoides, que aumentam a síntese de serotonina e melhora, consequentemente, o humor.
Leite: O leite é fonte do aminoácido tripotofano, ou seja, ajuda na formação do hormônio serotonina, facilita a liberação dos componentes energéticos a fim de manter a vitalidade do organismo no combate aos agentes estressantes. A nutricionista reforça que a serotonina está diretamente ligada ao bem-estar e à alegria.
Gengibre: No suco, como tempero ou em forma de chá, o gengibre é outro alimento que pode melhor o humor, isso porque contém inúmeros componentes, betacaroteno, capsaicina e cúrcuma. Ele funciona como agente anti-inflamatório nas doenças musculoesqueléticas, incluindo o reumatismo, e ajuda até na cura da depressão.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Probióticos: Todos os leites fermentados, iogurtes e queijos azuis possuem microrganismos vivos que, se ingeridos em quantidades suficientes, promovem efeitos benéficos ao hospedeiro.
Os probióticos beneficiam o organismo porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controlando o colesterol, os quadros de diarreias e constipação e, claro, melhorando o humor.
Prebióticos:
Já os prebióticos, como cereais integrais, farelo de trigo, folhosos, linhaça, frutas cítricas e aveia, são ingrediente alimentar não digerível pela maioria dos microrganismos do intestino. Eles afetam beneficamente o hospedeiro pelo estímulo seletivo do crescimento e/ou atividade de um número limitado de bactérias probióticas.
Esses tipos de alimentos reduzem sintomas alérgicos e alivia a constipação, o que, consequentemente, melhora o humor.
Café:
Já o café possui compostos bioativos como cafeína, trigonelina, niacina, melanoidinas, quinídeos e ácidos clorogênicos.
Esses compostos estimulam o sistema nervoso central, aumentam a síntese e a liberação de neurotransmissores, afetam a força de contração cardíaca, afetam o ritmo respiratório, aumentam a taxa metabólica basal e o efeito diurético. Resumindo: o café ajuda a prevenir a depressão.
Banana:
A banana, por sua vez, é rica em carboidrato e triptofano, e ambos ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade e do bom-humor.
Folhas Verdes:
Já as folhas verdes contêm ácido fólico e vitamina B, que atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Elas ainda têm clorofila, que ajuda na desintoxicação do organismo.
Pimentas:
Pimentas possuem uma substância chamada capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina – substância associada ao prazer e bem-estar.
(com informações do site Exame)