Os dias se tornam mais curtos e as pessoas têm uma redução considerável na energia e uma variação no apetite. De acordo com a nutricionista Mariana Maciel, que atende pelo dr.consulta, rede de centros médicos, as pessoas buscam alimentos mais calóricos porque no frio, a demanda energética aumenta levemente para produzir mais calor e assim manter a temperatura corporal.
Alguns alimentos específicos ajudam a passar por essa época sem problemas maiores, como os ricos em zinco. "Fortalecer nosso sistema imunológico é sempre importante. Os alimentos fontes de vitaminas e minerais (frutas, verduras e legumes) serão sempre muito bem vindos. Mas talvez possamos destacar o zinco e a vitamina C como bons ajudantes", explica a especialista.
"Os alimentos fontes de zinco são: germe de trigo, frango, peru, farinha de trigo, ervilha, fubá, grão de bico, arroz, maçã. Já os fontes de vitamina C são os vegetais crus: couve, espinafre, pimentões, tomate e também as frutas ácidas e cítricas, como: morango, acerola, laranja e limão."
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Não se afaste dos vegetais
A nutricionista explica que um dos principais erros que as pessoas cometem no inverno é evitar ingerir saladas. Elas são leves e nutritivas, auxiliam no bom funcionamento dos órgãos e por serem ricas em fibras podem até ajudar a reduzir o nível de colesterol ruim no sangue.
Uma boa forma de ganhar energia e não aumentar o peso é apostar em refeições a base de vegetais e com poucas gorduras, evitando alimentos como queijos amarelos e creme de leite. "E chás! Os chás são quentinhos, ricos em fitoquímicos e pobres em calorias". Para animar um pouco mais a rotina, a nutricionista indica bebidas a base de cafeína. "Talvez o café seja uma boa alternativa. É uma bebida que normalmente consumimos quente e tem cafeína, que é estimulante. O chocolate também contém cafeína. Também pode ser uma opção um chocolate quente, pela manhã, para começar o dia bem", finaliza a nutricionista.