06/04/20
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
Benefícios

Conheça as gorduras boas às quais você deveria aderir

Há diferentes tipos de gorduras e diversas opiniões sobre elas, mas sem dúvida há gorduras boas e temos que incluir sim na nossa alimentação, mesmo que essa ideia pode assustar algumas pessoas.

Este tipo de macronutriente exerce um papel importante no funcionamento do nosso organismo. Elas também são conhecidas como lipídios, são essenciais na produção e regulação hormonal.


As gorduras insaturadas formam o grupo principal de lipídios associados à prevenção de doenças. A monoinsaturada, encontrada principalmente no abacate e no azeite, auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e no aumento dos níveis de colesterol bom (HDL), sendo uma das maiores aliadas no combate a doenças do coração.

A gordura poli-insaturada, encontrada nos peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6), na soja e em grãos (como nozes, semente de linhaça e de girassol), também são importantes para a nossa saúde. Como nosso organismo não consegue produzi-los, precisamos obtê-los por meio da alimentação.

O ômega-3 é uma gordura famosa pela sua função anti-inflamatória e exerce papel importante na saúde cardiovascular, podendo ser encontrado no salmão, sardinha e linhaça. Já o ômega-6, encontrado nos óleos vegetais, quando consumido excessivamente pode causar inflamações. É necessário manter sempre este equilíbrio na alimentação.

A gordura trans é conhecida como gordura vegetal hidrogenada. Encontrada principalmente em produtos industrializados como biscoitos, salgadinhos e margarinas, ela deve ser evitada pois as consequências ainda não são cem por cento descobertas, mas um dos fatores é o aumento do colesterol ruim, conhecido também como LDL, além de diminuir o bom (HDL). Há também as gorduras saturadas, presentes nos alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, manteiga, laticínios e em produtos industrializados e não entram na regra das gorduras boas.

Vale lembrar que a gordura é uma grande fornecedora de energia. Por isso, é preciso estar atento ao seu consumo e usufruir de forma moderada. Quando consumida corretamente, torna-se uma importante aliada para a sua saúde, principalmente para as pessoas que estão fazendo dieta com foco na perda de peso.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Só o começo
Dimensão da pandemia no Brasil será percebida nas próximas semanas
06/04/2020 10:56
Ciência brasileira
Pesquisadores da USP desenvolvem ventilador pulmonar de baixo custo
06/04/2020 09:57
Mais de 9 mil mortes
Coronavírus: Estados Unidos têm mais de 1.200 mortes em 24 horas
06/04/2020 09:45
Vitamina D
Mesmo com isolamento, exposição moderada ao sol não deve ser esquecida
06/04/2020 08:11
Ministério da Saúde
Brasil registra 54 novas mortes por coronavírus; total de óbitos é de 486
05/04/2020 19:01
Veja mais e a capa do canal