Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Benefícios

Conheça as gorduras boas às quais você deveria aderir

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 mar 2017 às 17:42
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há diferentes tipos de gorduras e diversas opiniões sobre elas, mas sem dúvida há gorduras boas e temos que incluir sim na nossa alimentação, mesmo que essa ideia pode assustar algumas pessoas.

Este tipo de macronutriente exerce um papel importante no funcionamento do nosso organismo. Elas também são conhecidas como lipídios, são essenciais na produção e regulação hormonal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As gorduras insaturadas formam o grupo principal de lipídios associados à prevenção de doenças. A monoinsaturada, encontrada principalmente no abacate e no azeite, auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e no aumento dos níveis de colesterol bom (HDL), sendo uma das maiores aliadas no combate a doenças do coração.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


A gordura poli-insaturada, encontrada nos peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6), na soja e em grãos (como nozes, semente de linhaça e de girassol), também são importantes para a nossa saúde. Como nosso organismo não consegue produzi-los, precisamos obtê-los por meio da alimentação.

Publicidade


O ômega-3 é uma gordura famosa pela sua função anti-inflamatória e exerce papel importante na saúde cardiovascular, podendo ser encontrado no salmão, sardinha e linhaça. Já o ômega-6, encontrado nos óleos vegetais, quando consumido excessivamente pode causar inflamações. É necessário manter sempre este equilíbrio na alimentação.


A gordura trans é conhecida como gordura vegetal hidrogenada. Encontrada principalmente em produtos industrializados como biscoitos, salgadinhos e margarinas, ela deve ser evitada pois as consequências ainda não são cem por cento descobertas, mas um dos fatores é o aumento do colesterol ruim, conhecido também como LDL, além de diminuir o bom (HDL). Há também as gorduras saturadas, presentes nos alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, manteiga, laticínios e em produtos industrializados e não entram na regra das gorduras boas.

Vale lembrar que a gordura é uma grande fornecedora de energia. Por isso, é preciso estar atento ao seu consumo e usufruir de forma moderada. Quando consumida corretamente, torna-se uma importante aliada para a sua saúde, principalmente para as pessoas que estão fazendo dieta com foco na perda de peso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade