Você com certeza já ouviu falar que macarrão é um dos grandes vilões das dietas de alimentação saudável e de emagrecimento. Mas não é bem assim: alimento possui ingredientes essenciais para a saúde. Segundo conclusões do Conselho Consultivo Científico sobre Salubridade das Dietas à Base de Massa, apresentado no Congresso Científico (Scientific Consensus Conference on the Healthy Pasta Meal), realizado em 2010 no Rio de Janeiro, é o excesso de calorias e não de carboidratos, o responsável pelo aumento de peso.
As dietas que visam promover a redução de peso se baseiam em proporções variáveis e adequadas de carboidratos, gorduras e proteínas. Em equilíbrio, esses três macronutrientes são essenciais para uma dieta saudável que pode ser seguida ao longo da vida. Além disso, dietas muito pobres em carboidratos podem não ser seguras a longo prazo. O carboidrato é a principal fonte de glicose, ou seja, fonte de energia para o cérebro, hemoglobinas, sistema nervoso central e outras funções corporais.
Conforme o Conselho Consultivo Científico, a refeição saudável com massas alimentícias é um componente-chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo. Exemplo disso é a dieta dos países Mediterrâneos, que combina frutas, legumes, massas e outros tipos de cereais, gorduras saudáveis como o azeite de oliva, peixes e aves em quantidades balanceadas.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Ainda segundo a declaração consensual do Conselho Científico, o macarrão possui baixos níveis glicêmicos fazendo com que o organismo tenha a sensação de saciedade por mais tempo. A baixa velocidade de absorção da glicose no sangue colabora na prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabetes, cardíacas coronárias e alguns cânceres.
Molhos
Quanto aos molhos, as melhores opções para serem ingeridas com frequência são os feitos com tomate, pois a fruta é rica em licopeno, um dos mais potentes antioxidantes conhecidos. Já os calóricos molhos à base de leite, creme de leite, queijos, bacon e linguiça devem ser reservados apenas para ocasiões especiais.
Para mais informações sobre a Declaração do Consenso Científico sobre a Saudabilidade do Macarrão, acesse www.abima.com.br .
Serviço:
www.isabela.com.br