Se você anda com a glicose alta, em risco de contrair diabetes, coma frutas. Pesquisa realizada na França e publicada na revista científica "British Medical Journal" afirma que pedaços de frutas diminuem o risco da doença na idade adulta.
Mas, atenção para o consumo da fruta em forma de suco. Segundo o estudo, se ingerida em sua forma líquida, a fruta aumenta o risco de diabetes, ao invés de diminuir.
Para chegar a essa conclusão, foram avaliados dados de mais de 187 mil voluntários, que foram agrupados de outras pesquisas. Pessoas que comeram uvas e maças reduzirem em 12% o risco de diabetes. Já quem comeu pêra reduziu o risco em 7%. Já frutas como bananas, pêssegos, damascos e ameixas funcionaram como um protetor natural contra a diabetes. Quem consumiu mirtilo, também conhecido como blueberry, diminuiu o risco em 26%.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Consumida em forma de suco, as mesmas frutas aumentaram o risco de diabetes em 8% ao invés de diminuir. Isso aconteceu, segundo os pesquisadores, devido ao alto índice de carga glicêmica das bebidas, capaz de aumentar e muito o nível da glicose sanguínea.
Outra desvantagem dos sucos é que parte dos benefícios das frutas é perdida, já que os fluidos passam no estômago bem mais rápido do que a versão sólida. E os sucos de frutas promovem mudanças maiores e mais velozes nos níveis de glicose e insulina, ao contrário do que acontece se consumirmos a fruta inteira ou em pedaços.
(Com informações saúdeativa)