Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Propriedades antissépticas

Cranberry ajuda prevenir e combater infecções urinárias

Redação Bonde
07 out 2009 às 10:55

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Necessidade frequente de ir ao banheiro e dor aguda na parte inferior do abdômen. Esses são alguns dos sintomas da cistite - inflamação na bexiga – doença causada, em 90% dos casos, pela bactéria Escherichia coli. O tratamento requer uso de antibióticos. No entanto, muitos médicos brasileiros indicam o suco de cranberry como auxiliar no tratamento das infecções urinárias, entre elas a cistite.

Embora os brasileiros não tenham nenhuma familiaridade com a frutinha, que continua rara nesses trópicos, os sucos de cranberry prontos para beber podem ser encontrados nas prateleiras de algumas redes de supermercados. O importante é que mesmo o suco industrializado preserva suas propriedades medicinais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nos Estados Unidos, as americanas sempre tomaram o suco de cranberry para prevenir e tratar problemas urinários. A U.S. Farmacopeia, "bíblia" americana dos medicamentos, traz, entre as principais indicações para o tratamento das infecções urinárias, o suco da frutinha. Conforme pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association (junho 2002), descobriu-se que a proantocianidina (PAC), composto encontrado na fruta, atua de forma a evitar que as bactérias ganhem aderência na parede do aparelho urinário. Esse efeito dura cerca de 10 horas. O estudo sugere que sejam consumidos dois copos do suco ao dia, em intervalos apropriados, para que surta o efeito desejado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Especialistas comentam

'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso


As propriedades antissépticas do cranberry fazem com que a urina tenha sua acidez aumentada, dificultando a proliferação bacteriana - a "vilã" das infecções urinárias. A substância que se chama proantocianidina é quem impede que esses bichinhos se fixem nas paredes da bexiga e da uretra, afastando a possibilidade de eles se multiplicarem.

Publicidade


O cranberry não é cultivado no Brasil, mas está disponível em forma de suco, na versão normal e light. Hoje uma única empresa disponibiliza o produto ao mercado brasileiro, a Juxx, que produz o suco no Estado de São Paulo com concentrado importado dos EUA, Canadá e Chile. A bebida ganhou o reconhecimento da Sociedade Brasileira de Urologia e é recomendada por médicos pelos benefícios que oferece. A versão light traz o selo da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad).


Nos Estados Unidos, de onde a fruta é nativa, os consumidores têm uma gama maior de opções, como frutas secas, molhos prontos e sucos, além de cápsulas. Na culinária local, a importância do ingrediente ultrapassa as fronteiras do sabor e ganha viés simbólico no Dia de Ação de Graças, na forma de molho para acompanhar o tradicional peru servido na data.

De acordo com o site da organização sem fins lucrativos "The Cranberry Institute" (www.cranberryinstitute.org), as frutinhas, que parecem com a cereja, mas de cor mais viva, começaram a ser cultivadas em escala comercial em 1816. A maior parte da colheita é realizada entre setembro e outubro, mas até dezembro a fruta marca presença nos mercados norte-americanos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo