Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Se cuide

Dicas para aumentar a imunidade de forma simples e natural

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 mai 2017 às 17:16

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que todos os anos entre 5% e 10% dos adultos e 20% e 30% das crianças sejam infectados pelo vírus Influenza, responsável pela gripe. A cerca de um mês da chegada do inverno, a prevenção é essencial para que a doença não atinja fortemente a população, especialmente o grupo mais vulnerável estabelecido pelo Ministério da Saúde. Para estimular a imunidade e, consequentemente, estar livre de doenças, a Weleda separou seis dicas simples e naturais que ajudarão pessoas de todas as idades a passar de forma saudável pela próxima estação e pelo resto do ano.

Roupas adequadas

Segundo Fabricio Dias, médico antroposófico e consultor da Weleda, o que protege a saúde tanto do frio como do calor é a qualidade da roupa. Assim, é preciso evitar roupas sintéticas e dar preferência a algodão e lã, por exemplo.

Comida saudável
O ideal é comer legumes e verduras cozidos e carnes grelhadas. Sementes como castanha-de-caju e castanha-do-pará também ajudam a nutrir de forma integral o organismo. "Recomendamos dar preferência aos produtos orgânicos ou biodinâmicos, pois eles reforçam a imunidade do corpo", diz Dias. A água também é uma importante aliada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Hábitos de higiene
Lavar as mãos com frequência e não colocá-las na boca, nos olhos e no nariz, e espirrar e tossir usando o braço como proteção são hábitos fundamentais para a prevenção de doenças, em qualquer período do ano. Para quem tem crianças em casa, Dias sugere que os adultos façam essas atividades na frente delas, sempre ressaltando os benefícios de agir assim. Desse modo, os pequenos incorporarão esses hábitos saudáveis em suas rotinas naturalmente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Especialistas comentam

'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso


Sem friagem
Para tirar a friagem do corpo e também relaxar, o escalda-pés é uma solução simples e rápida que pode ser feita a qualquer momento. Segundo o médico da Weleda, quando uma pessoa é aquecida, há uma espécie de convocação para que as células de defesa fiquem mais ativas. "O calor, que nas extremidades do corpo provoca leve vermelhidão graças à dilatação dos vasos sangüíneos, também torna nossas células de defesa (em especial os glóbulos brancos chamados de granulócitos) mais ativas e capazes de nos proteger melhor. Assim, ao realizarmos um escalda-pés, estamos levando calor para todo o organismo por meio do sangue que flui da extremidade até o centro, melhorando de forma notável o funcionamento do sistema imune", afirma Dias. Essa dica, aliás, serve tanto pra prevenir gripes e resfriados, como para tratá-los.


Sol
A Medicina Antroposófica – prática que busca compreender e tratar o ser humano considerando sua vida emocional, sua individualidade e sua relação com a natureza – sugere que, sempre que possível, as pessoas se exponham ao sol, por um momento breve, para ajudar na síntese da vitamina D, que também é imunoestimulante.

Exercícios
O medico antroposófico reforça que a atividade física é muito importante para a imunidade, já que, ao ativar a circulação, o resultado é um processo de calor, que é a base para o funcionamento do sistema imune. Caminhar de três a quatro vezes por semana é de grande valia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo