Já disse alguém que devemos "tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um plebeu". Sábias palavras. A primeira refeição do dia, ignorada por muitos, é a responsável pelo suprimento de energia para começarmos a nossa jornada bem dispostos e não exagerarmos nas refeições seguintes, segundo a nutricionista Dagmárcia Tumeo, da Paraná Clínicas.
Na palestra "Hábitos de Alimentação", destinada aos colaboradores da empresa, a nutricionista afirmou que muitas pessoas deixam de tomar o café da manhã porque sentem enjoos, preferem dormir mais dez minutinhos, ou ainda, alegam que não sentem fome. "Esta é a pior escolha para quem quer emagrecer", afirma Dagmárcia. "Ao não receber alimentos durante o desjejum, o organismo vai economizar energia, acumulando gordura", completa. Ela garante que o ideal, nesta refeição, é comer proteínas, como queijo branco, iogurte, leite, requeijão ou ricota e alguns carboidratos, como torradas, cereais, pães integrais e frutas, que também fornecem vitaminas e minerais ao corpo. O tradicional pão com manteiga, acompanhado de café com leite, no entanto, não é o mais indicado. "Por ser uma alimentação rica em carboidratos, ela aumenta o desejo de comer mais carboidratos ainda, durante o dia", diz a especialista.
Além das dicas sobre o café da manhã, a nutricionista alertou os funcionários sobre a importância de uma alimentação equilibrada. "Quando não comemos direito, as conseqüências são: diminuição do rendimento durante o dia, deficiência imunológica – que nos torna mais suscetíveis a doenças como gripes e resfriados -, dores musculares, câimbras, falta de sono, carência de ferro e ganho de peso", esclarece Dagmárcia. A especialista também apontou alguns alimentos-chave para uma dieta saudável. São eles: azeite de oliva, castanha, chá verde, maçã, peixes, soja, tomate e verduras.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Para finalizar, Dagmárcia apresentou algumas dicas imprescindíveis para uma boa qualidade de vida. "Dormir bem, ingerir pelo menos dois litros de água por dia – para quebrar a gordura -, praticar atividades físicas, deixar a vida sedentária, evitar o uso de sal, respirar fundo em situações de estresse e comer sem pressa", explica a nutricionista. (com Lide Multimídia Assessoria de Imprensa)