Reações alérgicas e físicas à comida estão cada vez mais comuns, mas quando se tornam frequentes pode ser um alerta de que algo está errado com a sua alimentação e o seu organismo, apontando possíveis doenças.
Caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, a doença celíaca (ou condição celíaca) atinge ao intestino delgado, provocando dores abdominais, vômito, irritabilidade e anorexia.
Em alguns casos, a pessoa celíaca pode apresentar apenas um ou demais sintomas que desaparecem com o tempo seguindo uma dieta totalmente isenta de glúten.
Causado pela incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e outros derivados, a intolerância à lactose ocorre quando seu organismo não produz quantidade suficiente de lactase, uma enzima digestiva que quebra e decompõe a lactose.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Ambas as doenças e suas causas são muito parecidas e estão associadas à intolerância alimentar. Entre os sintomas provocados estão dores no estômago, náuseas, inchaços e diarreia após o consumo de alimentos que contenham as substâncias.
Sua diferença está nos efeitos. A intolerância a lactose produz sintomas imediatos, enquanto a intolerância ao glúten provoca danos ao longo prazo ao sistema imunológico.
(Com informações da Unimed Londrina - Saúde Todo Dia)