Você sabia que a irritação e o ressecamento dos olhos, lábios e narinas são causados pelo clima seco? E que garganta seca, voz rouca e dores de cabeça fazem parte das complicações causadas pela baixa umidade do ar?
No Brasil, o ar seco não é mais sinônimo de estações de tempo mais ameno e frio. As grandes cidades do país vivenciam a condição, mesmo fora da temporada, por conta da poluição.
O índice ideal da umidade relativa do ar é de 60%, mas, em metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, é comum chegar até 30%, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e, quando a porcentagem é baixa há grandes incidências de complicações na saúde.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Para a médica Denise Katz, alguns cuidados são fundamentais para evitar complicações e manter a saúde em plena forma durante todo o ano. Confira algumas dicas da especialista para hidratar o corpo corretamente:
• Durante os dias de tempo seco o corpo perde muito líquido e se manter hidratado é imprescindível. Para isso, beba água. É recomendado consumir cerca de dois litros de água por dia;
• Manter a casa limpa, arejada e livre de poeira evita os incômodos causados pela baixa umidade do ar, principalmente para pessoas que possuem algum tipo de alergia. Tirar a poeira dos móveis e estofados e limpar o chão com pano molhado pode ser a solução;
• Com ar os locais totalmente fechados, como o quarto durante a noite, há maiores chances de complicações respiratórias. Para evitá-las mantenha um recipiente com água ou um pano molhado no ambiente;
• Higienizar o nariz com solução salina, como Rinosoro, evita a incidência de doenças respiratórias e mantêm as narinas limpas e hidratadas;
• Devido aos poluentes dissolvidos no ar, a pele também sofre durante este período. Para evitar o ressecamento, é recomendado, além de beber água e evitar banhos muito quentes, usar hidratante corporal todos os dias.
"Hidratações parciais podem amenizar sintomas pontuais causados pelo ar seco, mas não é eficiente de forma completa. Para manter o corpo hidratado por inteiro é preciso não só tomar água, mas também lavar o nariz com solução salina e hidratar o corpo diariamente. O conjunto de ações contribui para que o ar seco cause menos mal-estar ao corpo e o mantenha funcionando da melhor maneira”, explica a especialista.