29/09/20
°/°
Beba água!

Especialista alerta para importância da hidratação durante todo o ano

Você sabia que a irritação e o ressecamento dos olhos, lábios e narinas são causados pelo clima seco? E que garganta seca, voz rouca e dores de cabeça fazem parte das complicações causadas pela baixa umidade do ar?

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


No Brasil, o ar seco não é mais sinônimo de estações de tempo mais ameno e frio. As grandes cidades do país vivenciam a condição, mesmo fora da temporada, por conta da poluição.

O índice ideal da umidade relativa do ar é de 60%, mas, em metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, é comum chegar até 30%, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e, quando a porcentagem é baixa há grandes incidências de complicações na saúde.

Para a médica Denise Katz, alguns cuidados são fundamentais para evitar complicações e manter a saúde em plena forma durante todo o ano. Confira algumas dicas da especialista para hidratar o corpo corretamente:

• Durante os dias de tempo seco o corpo perde muito líquido e se manter hidratado é imprescindível. Para isso, beba água. É recomendado consumir cerca de dois litros de água por dia;

• Manter a casa limpa, arejada e livre de poeira evita os incômodos causados pela baixa umidade do ar, principalmente para pessoas que possuem algum tipo de alergia. Tirar a poeira dos móveis e estofados e limpar o chão com pano molhado pode ser a solução;

• Com ar os locais totalmente fechados, como o quarto durante a noite, há maiores chances de complicações respiratórias. Para evitá-las mantenha um recipiente com água ou um pano molhado no ambiente;

• Higienizar o nariz com solução salina, como Rinosoro, evita a incidência de doenças respiratórias e mantêm as narinas limpas e hidratadas;

• Devido aos poluentes dissolvidos no ar, a pele também sofre durante este período. Para evitar o ressecamento, é recomendado, além de beber água e evitar banhos muito quentes, usar hidratante corporal todos os dias.

"Hidratações parciais podem amenizar sintomas pontuais causados pelo ar seco, mas não é eficiente de forma completa. Para manter o corpo hidratado por inteiro é preciso não só tomar água, mas também lavar o nariz com solução salina e hidratar o corpo diariamente. O conjunto de ações contribui para que o ar seco cause menos mal-estar ao corpo e o mantenha funcionando da melhor maneira”, explica a especialista.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
29 de setembro
Dia Mundial do Coração reforça importância da prevenção
29 SET 2020 às 09h38
Entenda
Ministério da Saúde agora quer 'dia D' com 'aula virtual' a médicos sobre cloroquina
29 SET 2020 às 09h33
Preocupante
Mundo chega a 1.000.000 de mortes pelo coronavírus
29 SET 2020 às 09h09
Vírus
Silencioso, Covid-19 seguiu por rotas aéreas para se tornar pandemia
29 SET 2020 às 09h04
Pandemia
Brasil chega a 142 mil mortes pela Covid-19, mostra consórcio de imprensa
29 SET 2020 às 09h00
Boletim
Arapongas confirma 102º óbito por Covid-19; 4.275 casos
28 SET 2020 às 21h18
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados