Nada é mais refrescante que um copo de água bem gelada após a prática de exercícios físicos, certo? Refrescante sim, mas não tão hidratante. Pelo menos é isso que afirmam pesquisadores de Campinas, que mostraram através de estudos que o leite pode substituir com vantagens a água depois da atividade física. Segundo as conclusões da pesquisa, o leite tem uma digestão mais lenta e isso facilita a hidratação.
Os pesquisadores descobriram que o leite contribui mais que qualquer outra bebida para a hidratação pós-treinamento. Mais do que vontade, o nosso corpo sente a necessidade de repor o líquido perdido durante e após os exercícios.
Outro estudo desenvolvido no Reino Unido também concluiu que o leite magro é mais eficiente na reidratação do que a água ou qualquer isotônico, bebida normalmente usada para repor líquidos e sais minerais.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
A professora de nutrição Maria Teresa Bertodo, da Unicamp, explica porque o leite é mais vantajoso que a água e os isotônicos para fazer a reposição hídrica. "O isotônico dilui pouquinho o sangue, a água dilui mais ainda e rapidamente o atleta já sente vontade de urinar e acaba perdendo a quantidade de liquido que ele ganhou. O leite tem uma digestão mais lenta e faz com que gradativamente ele seja liberado no estomago e melhore a hidratação como um todo", diz a pesquisadora.
A proteína do soro do leite também ajuda na regeneração do músculo lesionado durante a atividade física. "A função dele é ser um caçador de radicais livres. Ele entra no organismo e vai sequestrando os radicais livres que estão circulando na corrente sanguínea e com isso vai evitar uma série de danos para a saúde", explica a Maria Teresa.
Quanto menor o intervalo entre a ingestão das proteínas do leite e o término da atividade física, melhor a resposta do corpo ao exercício. De acordo com os pesquisadores todos os tipos de leite têm este potencial de hidratar e recompor os músculos. O que muda entre um e outro é o tempo de absorção no organismo.
O efeito do leite desnatado, por exemplo, é maior que o de soja, por ele manter por um período maior, mais elevadas as taxas de aminoácidos e estes aminoácidos são essenciais para a construção da musculatura. (Com informações do Jornal Hoje)