A linhaça é um alimento funcional que quando ingerido regularmente oferece ao organismo muitos benefícios, entre eles fortalecimento do sistema imune, controle do colesterol e triglicerídeos, prevenção de problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer, melhora do funcionamento do intestino, auxilio na estabilidade da glicemia nos diabéticos e na perda de peso, contribuição para a diminuição da TPM e envelhecimento precoce.
É considerada funcional por ser um alimento muito rico nutricionalmente, podendo diminuir o risco de algumas doenças quando utilizada frequentemente. Entre os nutrientes estão: fibras, carboidratos, proteínas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas B1, B2, C e E, minerais como o ferro, zinco, sódio, potássio, magnésio, fósforo, cálcio e caroteno.
Existem dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada. Nutricionalmente não há muita diferença entre as duas, a diferença está no cultivo. O sabor da dourada é um pouco mais suave que a marrom.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
A atuação da linhaça no emagrecimento está associada principalmente ao alto teor de fibras que possui o que contribui para o aumento da saciedade (redução do apetite), diminuição dos níveis de colesterol e regularização do intestino.
É importante ressaltar que a ingestão diária de alimentos ricos em fibras exige o aumento da ingestão de água para que o intestino funcione adequadamente. A fibra tende aumentar o volume do bolo fecal e se não houver água suficiente pode provocar um efeito contrário devido ressecamento desse ‘bolo’, que pode se prender às paredes do intestino e provocar inúmeros problemas à saúde.
Gisele Guarino Centenaro - nutricionista