Mais e mais pesquisas estão sendo feitas com a maça e todas elas confirmam que a ingestão frequente da fruta ajuda a manter a pessoas saudáveis e distantes dos consultórios médicos e hospitais. Além de seus valiosos componentes, a maça é uma fruta relativamente barata e fácil de ser consumida e transportada.
Segundo a nutricionista Celina Mayumi T. Hiramatsu, assistente técnica de Qualidade da Yakult, por ser rica em pectina, taninos, ácido málico e flavonóides, a maça tem o poder de amenizar problemas do sistema digestório, como diarreia e constipação intestinal; previnem o aumento das taxas de colesterol e mantêm os níveis ideais de glicose e triglicérides no sangue.
Novos estudos também reforçam as propriedades antioxidantes e anticancerígenas da maçã, especialmente pela quantidade de polifenóis e flavonóides existentes na fruta, substâncias que podem ajudar a retardar o envelhecimento porque preservam as células. Pesquisa desenvolvida na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, constatou que a combinação de fitonutrientes encontrados na polpa e na casca da maçã é realmente importante fonte de antioxidantes, que evitam que os radicais livres presentes no organismo causem danos aos tecidos e às células.
Leia mais:
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino
De acordo com a nutricionista, em estudos ‘in vitro’, os cientistas trataram células cancerígenas do cólon e do fígado com extrato de maçã e constataram que a proliferação dessas células foi inibida, o que indica uma importante ação no combate ao câncer. Em outro estudo, pesquisadores da Universidade da Califórnia demonstraram que tanto a maçã quanto o suco da fruta contêm parcelas significativas de fitonutrientes capazes de obstruir a oxidação do LDL-colesterol, conhecido como mau colesterol e um dos principais causadores de doenças cardiovasculares.
Pesquisas realizadas na Finlândia indicam, ainda, que os fitonutrientes da maçã estão relacionados ao menor risco de ocorrências de doenças cardíacas e de câncer de pulmão. Todos os cientistas envolvidos com estes estudos argumentam que as propriedades benéficas da maçã podem estar tanto na fruta ‘in natura’ quanto nos sucos. Aliás, a transformação da maçã em suco pode aumentar o efeito protetor de seus compostos fenólicos e antioxidantes.
Celina Mayumi T. Hiramatsu é nutricionista pela Faculdade São Camilo e foi bolsista como Technical Trainee de Intercâmbio Internacional para Japão, em 1995. Pós-graduada em Gestão da Qualidade em Alimentos pela Universidade São Judas Tadeu, desenvolve suas atividades como Assistente Técnico de Qualidade da Yakult Indústria e Comércio - www.yakult.com.br