O momento certo de colher um vegetal é a hora em que ele já se desenvolveu em um tamanho normal. Mas se há algum tempo os vegetais "baby" têm ido contra essa premissa, é a vez dos microgreens mudarem tudo, tornando possível, gostoso e saudável comer vegetais "micro" colhidos até 14 dias após o plantio.
Desde os anos 90, na Califórnia (EUA), renomados restaurantes usam pequenos vegetais para decorar pratos. Chamados de microgreens, esses vegetais têm de 5 a 10 centímetros da folha à raiz e são como qualquer outro, com a diferença de que são colhidos prematuramente. Essa é a segunda etapa do desenvolvimento de qualquer vegetal, momento em que a planta pode acumular até 40 vezes mais nutrientes do que em sua fase final. Além de ser mega nutritivo, o vegetal colhido na etapa microgreen possui um sabor mais acentuado e uma textura diferente.
"Os microgreens são colhidos logo após a germinação porque todos os nutrientes que eles precisam para crescer estão lá, e se eles são colhidos no momento certo, há uma alta concentração de nutrientes, o que contribui para o sabor e a textura", afirmou Qin Wang, professor da Universidade de Maryland que participou de uma das pesquisas que atestou os benefícios dos microgreens.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Mas talvez a melhor parte dos microgreens seja a sua praticidade de cultivo. Por serem pequenos e não exigirem muito para se desenvolverem, esses vegetais podem ser plantados indoor, em casas e até mesmo apartamentos, mostrando-se uma boa alternativa para quem busca vegetais orgânicos, saudáveis e baratos.
(com informações do site Hypeness)