Um novo regime alimentar vem se tornando febre pelas redes sociais. Chamada 'Whole30', a tal dieta consiste em uma mudança de hábitos radical em 30 dias e promete, além da perda de peso, a redefinição do corpo em todos os aspectos.
Criada por Dallas e Melissa Hartwig, autores do best-seller "It Stars With Food" ('Começa com a comida', tradução literal para o português), o programa de alimentação é polêmico: quem sair da dieta tem que começar tudo de novo. Os alimentos recomendados (e permitidos) são, em geral, os ricos em proteínas como, carnes, ovos, nozes, frutos do mar, vegetais e algumas frutas.
O consumo de leite, carboidratos, legumes, álcool, grãos, batata, fast-food e açúcares é proibido. A dieta também não autoriza a pesagem e medição do corpo durante o período dos 30 dias.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Participante da dieta posta no Instagram registro do "cardápio Whole30"
Apesar da popularidade, especialistas divergem opiniões. Para a nutricionista Keri Glassman, a dieta é longa e muito restritiva, principalmente se o adepto precisar começar tudo de novo, além de proibir o consumo de leite e legumes, o que, segundo ela, é um ponto negativo.
Já para a profissional de fitness, Liz Barnet, o regime é uma alternativa de mudança de hábitos. "É um plano para ajudar a manter o foco", defendeu. Liz testou o plano alimentar e perdeu 8 kg em duas semanas. "Você aprende técnicas de cozinha e receitas para colocar em prática após os 30 dias", conta.
(Com informações do Portal Terra e Site Oficial Whole30)