Todo mundo sabe que ingerir mais calorias do que se gasta é a fórmula certeira para acumular quilinhos a mais. Por isso, se você não quer entrar em crise com a balança, ou precisa eliminar peso, o antídoto é simples: como apenas aquilo que seu organismo precisa para funcionar bem. Entenda que comer é sim uma fonte de prazer, mas que essa não é a função principal dos alimentos. Comece hoje mesmo a mudar sua rotina alimentar, colocando em prática oito atitudes que vão ajudá-lo a não comer mais do que você precisa. Confira quais são elas:
1 – Conte as calorias
Algumas pessoas não estão conscientes quando estão comendo demais, pois esquecem que pequenos petiscos, que são ingeridos rapidamente e logo esquecidos, podem ser extremamente calóricos.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Para evitar consumir mais do que necessário, a pessoa deve se disciplinar a contar as calorias de tudo o que entra em sua boca, desde pequenos cafezinhos, balas e até os condimentos e temperos incluídos na elaboração dos pratos.
2 – Coma mais vezes
Muitas pessoas não entendem quando se diz que para não comer demais é preciso comer mais vezes. Comer mais vezes significa aumentar a frequência e não a quantidade de comida, ou seja, a pessoa deve fazer várias pequenas refeições ao longo do dia.
"Indico aos meus pacientes que se alimentem pelo menos seis vezes por dia em pequenas quantidades, pois comer mais vezes mantém o organismo livre de sentir fome, o que torna a pessoa muito menos propensa a trapacear em sua dieta por compulsão em sua próxima refeição. Além disso, o aumento da frequência alimentar acelera o metabolismo e facilita o uso da energia consumida, evitando seu acúmulo e consequente aumento de peso.", explica a nutricionista Isabella Peixoto.
3 – Use uma tigela pequena como medida
Lanches do tipo fast food vêm em sacos grandes por uma razão: para nos manter comendo mais do que deveríamos e nos viciar no hábito de sempre comer e comprar mais destes itens. A solução para o problema é bem simples despeje o quanto couber do lanche em tigela pequena e dispense todo o excesso.
"A ideia de usar uma tigela pequena como medidor é ótima. É o mesmo conceito, descrito por Michael Pollan em seu livro Food Rules, de que devemos comer em cada refeição a medida de duas mãos fechadas.", complementa Dra. Isabella.
4 – Use pratos menores
Quanto menor for o prato, menor a quantidade de comida que irá caber. Logo você sugestionará o seu cérebro, ao longo do tempo, que está satisfeito por comer uma porção completa, porém, estará comendo em quantidades menores.
5 – Pare para descansar
Antes de querer repetir uma porção de comida, espere 20 minutos e faça outra atividade. Se a vontade de comer de novo for esquecida ou passar, é sinal que você conseguiu fugir de comer por compulsão e não por fome. Caso a vontade persista, coma, mas faça-o lentamente e vá percebendo enquanto vai comendo se já não está satisfeita.
6 – Coma em casa
Quando a pessoa come em casa ela tem maior controle sobre quantidades e o que é inserido como ingrediente no prato, o que evita excessos e composições engordativas. Portanto, para não comer demais, coma em casa ou leve para o trabalho suas refeições já previamente planejadas.
7 – Escove os dentes depois de comer
Escovar os dentes imediatamente após as refeições evita a típica compulsão de beliscar um petisco depois do jantar ou comer um docinho depois do almoço. Com a boca fresca com gosto de menta é mais difícil se sentir tentado a mudar o sabor do paladar para o de algum alimento.
8 – Mantenha um diário alimentar
Anote em um caderno tudo que for comer, pois as anotações farão você intimidar-se antes de sair comendo bobagens, fazendo com que você tenha escolhas muito mais cuidadosas e saudáveis, e será um registro que chamará a sua atenção sobre a repetição de maus hábitos. (Fonte Dicas de Mulher)