Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba como elas agem

Proteínas no combate a pressão arterial

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
20 ago 2015 às 12:51

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A proteína é umas das mais recentes descobertas no combate a hipertensão. Esta foi a conclusão de um estudo da American Journal of Hypertension que analisou por 11 anos um grupo de participantes que consumiam uma média de 100 gramas de proteína/dia – tanto animal como vegetal – e tiveram uma redução de 40% do risco da doença.

Mas como as proteínas agem no nosso organismo? Com a função reguladora e energética elas ajudam na produção de anticorpos (melhorando o sistema imunológico) e contribuem para as reações metabólicas do corpo. Para Mari Chicarelli, responsável pelo canal no Youtube TV Culinária Saudável, as proteínas também desempenham outro importante papel: "Elas são os nossos tijolinhos, pois são responsáveis em construir e reparar os tecidos do nosso corpo, os músculos, o cabelo, as unhas".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um adulto deve consumir em média 15% de proteína diária do total de sua dieta, mas para conseguir um balanço completo da alimentação é necessário acrescentar ao cardápio outros complementos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Especialistas comentam

'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso


Em grandes refeições como almoço e jantar, devemos incluir a proteína (carnes, aves, feijão, peixe, ervilha), os carboidratos (arroz integral, batata doce), os lipídios (variar entre gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas) e as fibras (vegetais folhosos, legumes e frutas). Em pequenas refeições como o café da manhã e o lanche da tarde, incluímos uma proteína magra (peito de peru, queijo branco) acompanhada, por exemplo, de uma fruta.

Publicidade


Outro estudo recente publicado no The Journal of Clinical Hypertension, demonstra que o alho também é um forte aliado na hora de reduzir a pressão arterial porque provoca um aumento da produção do óxido nítrico no organismo, que ajuda a relaxar as artérias.


"O mesmo passa com o chá de hibisco que está sendo estudado nesse quesito, com grandes resultados. Outro componente essencial para diminuir a pressão é o potássio (presente na banana, espinafre, salmão, tomate e abacate), que ajuda a eliminar o sódio", completa a nutricionista.


A hipertensão já atinge 24,8% da população brasileira segundo o Ministério da Saúde – 26,8% são mulheres e 22,5% homens – e deve ser tratada o quanto antes, a evolução do seu quadro é responsável pelo AVC (Acidente Vascular Cerebral), além de contribuir para o aparecimento de outras doenças cardíacas, cegueira e insuficiência renal.

"Cada caso deve ser estudado, pois muitas proteínas estão ligadas a uma alta concentração lipídica e de sódio, por isso o paciente deve ser acompanhado para aprender a escolher os alimentos ideais", finaliza Mari Chicarelli.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo