Tanto a manteiga quanto a margarina têm as suas desvantagens, pois ambas são alimentos ricos em gorduras.
A manteiga, que é de origem animal, é produzida por meio da gordura do leite e é rica em gorduras saturadas e colesterol, podendo ocasionar doenças cardiovasculares.
Já a margarina é de origem vegetal, sendo obtida por meio da hidrogenação, que é um processo no qual é feita a adição de hidrogênio a óleos vegetais, resultando na solidificação destes óleos.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Durante a hidrogenação, a temperatura transforma as moléculas de gordura em gorduras trans, que são mais prejudiciais à saúde que as saturadas, já que alteram o metabolismo lipídico, elevando os níveis do LDL-colesterol (colesterol ruim). Da mesma forma, uma dieta rica em gorduras saturadas provoca riscos semelhantes de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Atualmente, encontram-se disponíveis nos supermercados margarinas sem gorduras trans, sendo estas as melhores opções para consumo. Outras opções são o requeijão light, cream cheese light e queijo tipo cottage, que além do valor calórico baixo, contêm nutrientes como cálcio e proteína.
Carla Jadão, nutricionista