Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Preste atenção nos sintomas

Quando é necessário parar de consumir leite?

Redação Bonde
04 mar 2016 às 16:00
Continua depois da publicidade

Há anos o mundo se preocupa se o ser humano precisa tomar leite que não seja humano. Beber leite ou não beber? Eis a questão.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O foco das atenções da ciência, há um tempo, é no possível impacto negativo que o consumo da bebida de origem animal pode causar ao corpo. Embora alguns resultados são bem esclarecedores, muitas pessoas ainda custam a acreditar e se recusam a parar de tomar o leite de vaca.

Continua depois da publicidade


Embora seja tido como uma das maiores fontes de cálcio, o leite pode deixar de ser benéfico quando consumido de forma recorrente e até mesmo exagerada. Segundo um estudo – publicado há dois anos no The BMJ – as pessoas que bebem muito leite estão mais suscetíveis a partir ossos do que aquelas que bebem pouco. O estudo envolveu 61 mil pessoas e recomenda outras fontes de cálcio, como o brócolis.



Em 2004, a ciência estabeleceu uma ligação direta entre o consumo de leite por mulheres entre os 26 e os 46 anos e o aparecimento de câncer de mama. A Universidade de Harvard chegou à mesma conclusão dois anos depois. Uma outra pesquisa, mais antiga, de 1991, relacionou o consumo de leite por jovens com menos de 14 anos com o aparecimento da Diabetes tipo 1.


A hormona IGF-1, encontrada no leite, tem sido associada a vários tipos de câncer, como o da próstata, pulmão e cólon, como revela um estudo da Universidade de Bristol.

Continua depois da publicidade


A Universidade de Harvard recomenda o consumo limitado de leite e derivados. No seu guia alimentar e na sua pirâmide dos alimentos, a instituição não inclui, sequer, o leite com uma opção. Na hora de eleger as bebidas, Harvard dá destaque à água, ao chá e ao café, defendendo que o consumo de leite e laticínios não deve exceder as duas porções por dia.


A intolerância à lactose é um outro motivo pelo qual o consumo de leite deve ser ponderado e avaliado por cada pessoa. Por muito que se aprecie esta bebida, há que ter atenção a alguns sintomas de intolerância, que não devem, de todo, ser ignorados.


Segundo o site Bustle, estes são os sete sinais de que deve parar de beber leite:


1. Inchaço após consumo de leite ou produtos com lactose;


2. Dores de barriga, indisposição e vômito depois de consumir leite;


3. Gases;


4. Diarreia com frequência;


5. Coceira depois de beber leite – se bem que este pode ser um sintoma de alergia e não intolerância, tudo depende do momento em que ocorre.

6. A pele está com uma aparência pouco saudável.

(com informações do site Notícias ao Minuto)


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade