Há anos o mundo se preocupa se o ser humano precisa tomar leite que não seja humano. Beber leite ou não beber? Eis a questão.
O foco das atenções da ciência, há um tempo, é no possível impacto negativo que o consumo da bebida de origem animal pode causar ao corpo. Embora alguns resultados são bem esclarecedores, muitas pessoas ainda custam a acreditar e se recusam a parar de tomar o leite de vaca.
Embora seja tido como uma das maiores fontes de cálcio, o leite pode deixar de ser benéfico quando consumido de forma recorrente e até mesmo exagerada. Segundo um estudo – publicado há dois anos no The BMJ – as pessoas que bebem muito leite estão mais suscetíveis a partir ossos do que aquelas que bebem pouco. O estudo envolveu 61 mil pessoas e recomenda outras fontes de cálcio, como o brócolis.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Em 2004, a ciência estabeleceu uma ligação direta entre o consumo de leite por mulheres entre os 26 e os 46 anos e o aparecimento de câncer de mama. A Universidade de Harvard chegou à mesma conclusão dois anos depois. Uma outra pesquisa, mais antiga, de 1991, relacionou o consumo de leite por jovens com menos de 14 anos com o aparecimento da Diabetes tipo 1.
A hormona IGF-1, encontrada no leite, tem sido associada a vários tipos de câncer, como o da próstata, pulmão e cólon, como revela um estudo da Universidade de Bristol.
A Universidade de Harvard recomenda o consumo limitado de leite e derivados. No seu guia alimentar e na sua pirâmide dos alimentos, a instituição não inclui, sequer, o leite com uma opção. Na hora de eleger as bebidas, Harvard dá destaque à água, ao chá e ao café, defendendo que o consumo de leite e laticínios não deve exceder as duas porções por dia.
A intolerância à lactose é um outro motivo pelo qual o consumo de leite deve ser ponderado e avaliado por cada pessoa. Por muito que se aprecie esta bebida, há que ter atenção a alguns sintomas de intolerância, que não devem, de todo, ser ignorados.
Segundo o site Bustle, estes são os sete sinais de que deve parar de beber leite:
1. Inchaço após consumo de leite ou produtos com lactose;
2. Dores de barriga, indisposição e vômito depois de consumir leite;
3. Gases;
4. Diarreia com frequência;
5. Coceira depois de beber leite – se bem que este pode ser um sintoma de alergia e não intolerância, tudo depende do momento em que ocorre.
6. A pele está com uma aparência pouco saudável.
(com informações do site Notícias ao Minuto)