Refrigerantes, sucos e até água com sabor estão tomando o lugar da boa e velha água pura. Maximo Asinelli, nutrólogo e membro da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, afirma que nada pode substituir a água, ela é a melhor forma de manter o organismo hidratado e não possui calorias. "Se tiver dificuldade em ingerir 'água' pura, uma sugestão é fazer um chá de camomila, capim limão ou outro que agrade o paladar", aconselha.
O ideal é que um adulto, em condições normais, consuma pelo menos 35ml/kg de peso corporal, ou seja de 2 a 2,5 litros de água por dia. "A água deve ser reposta diariamente para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Deve-se ingeri-la aos golinhos, evitando a sobrecarga renal", alerta o médico.
De acordo com o Asinelli, a falta de água no organismo causa excesso de sódio no sangue, problemas intestinais, queda da pressão arterial e se for muito severa prejudica as células que não funcionam corretamente, principalmente as cerebrais, por isso um dos sinais de desidratação grave é a confusão mental. "Isso também reduz os níveis de minerais como cloreto de sódio e sais de potássio e causa diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos", orienta. Outras consequências podem ser vistas na pele, que fica seca, áspera e se torna vulnerável ao processo do envelhecimento.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Água emagrece
Além de ser vital para o organismo, a água exerce funções importantes no processo do emagrecimento. "A água regula o metabolismo das gorduras, ajuda o funcionamento dos rins, que evitam a retenção de líquidos no corpo, e ajuda a digestão, principalmente das fibras presentes nas hortaliças e frutas", ressalta Maximo Asinelli.
O especialista explica ainda que a água ajuda a manter o estômago cheio, diminuindo a fome e dando saciedade; além disso, ela aumenta a atividade do sistema nervoso elevando os gastos calóricos, o que a torna uma aliada para quem deseja perder alguns quilinhos ou manter o corpo em forma.