Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Antocianinas

Substância presente na uva ajuda no combate à gastrite e úlcera

Redação Bonde com assessoria de imprensa
19 mar 2014 às 15:56

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um estudo conduzido pelo Departamento de Ciências Biológicas e de Biotecnologia da Universidade da Coreia do Sul demonstrou que as antocianinas presentes nas cascas das uvas também protegem o estômago contra gastrite e úlcera.

Várias pesquisas já demonstraram os efeitos protetores das antocianinas contra problemas do coração, mas um estudo coreano demonstrou que elas também são capazes de proteger o estômago contra a gastrite, doença que acarreta dor e queimação, e que se não tratada corretamente pode desencadear úlceras (lesões na parede do órgão) com consequências graves.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"As antocianinas são pigmentos pertencentes ao grupo dos flavonoides, responsáveis pelas cores de frutas, flores e folhas, que vão do vermelho-alaranjado ao vermelho vivo, roxo e azul. São responsáveis, principalmente, pelo tom bordô do vinho tinto, pois está bastante presente na casca da uva, fruta que concentra a maior quantidade da substância", explica o farmacêutico Maurício Pupo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Especialistas comentam

'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso


As antocianinas têm a função de proteger as plantas, suas flores e frutas, contra a ação degradadora da luz ultravioleta e evitam a produção de radicais livres. O efeito é o mesmo no corpo humano.

Publicidade


A maior fonte do ativo está na casca da uva e varia, conforme a espécie, cultivo e variedade.


A uva lambrusco é uma das fontes mais ricas da substância, uma notável variedade cultivada em praticamente toda a Itália, mas especialmente na região Emilia-Romana. Com sabor indiscutível, dá origem a vinhos preciosos e pode conter até 1,9 gramas de antocianinas por quilo da fruta.

A uva ancellotta, outra variedade originária da mesma região da Itália, tem sabor levemente doce e faz parte da receita dos vinhos Lambruscos, podendo conter até 2,3 gramas de antocianinas por quilo da fruta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo