Um estudo conduzido pelo Departamento de Ciências Biológicas e de Biotecnologia da Universidade da Coreia do Sul demonstrou que as antocianinas presentes nas cascas das uvas também protegem o estômago contra gastrite e úlcera.
Várias pesquisas já demonstraram os efeitos protetores das antocianinas contra problemas do coração, mas um estudo coreano demonstrou que elas também são capazes de proteger o estômago contra a gastrite, doença que acarreta dor e queimação, e que se não tratada corretamente pode desencadear úlceras (lesões na parede do órgão) com consequências graves.
"As antocianinas são pigmentos pertencentes ao grupo dos flavonoides, responsáveis pelas cores de frutas, flores e folhas, que vão do vermelho-alaranjado ao vermelho vivo, roxo e azul. São responsáveis, principalmente, pelo tom bordô do vinho tinto, pois está bastante presente na casca da uva, fruta que concentra a maior quantidade da substância", explica o farmacêutico Maurício Pupo.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
As antocianinas têm a função de proteger as plantas, suas flores e frutas, contra a ação degradadora da luz ultravioleta e evitam a produção de radicais livres. O efeito é o mesmo no corpo humano.
A maior fonte do ativo está na casca da uva e varia, conforme a espécie, cultivo e variedade.
A uva lambrusco é uma das fontes mais ricas da substância, uma notável variedade cultivada em praticamente toda a Itália, mas especialmente na região Emilia-Romana. Com sabor indiscutível, dá origem a vinhos preciosos e pode conter até 1,9 gramas de antocianinas por quilo da fruta.
A uva ancellotta, outra variedade originária da mesma região da Itália, tem sabor levemente doce e faz parte da receita dos vinhos Lambruscos, podendo conter até 2,3 gramas de antocianinas por quilo da fruta.