Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Sucos industrializados proporcionam aumento de peso e prejudicam a saúde

Redação Bonde com assessoria de imprensa
28 nov 2015 às 10:17
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 2014, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) divulgou vídeo onde crianças participaram de uma experiência: descobrir a quantidade de fruta nos sucos industrializados. O resultado é assustador. Não há quase nada.

Segundo a nutricionista, Bruna Verão, os sucos industrializados são preparados com o objetivo de ter longa validade, sem perder a cor, o aroma, a textura, a consistência e o sabor. Por isso, entre a sua composição encontram-se aromas sintéticos, estabilizantes, antiumectantes, antioxidantes, espessantes, conservantes, edulcorantes, acidulantes e aromatizantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O consumo frequente destas substâncias, de acordo com a nutricionista, pode ativar o sistema imunológico, de forma a provocar quadros alérgicos e de intoxicação, que podem levar a desequilíbrios neuroendócrinos, como ansiedade, depressão, desequilíbrios hormonais, hiperatividade, déficit de atenção, e, até mesmo, doenças crônicas, como diabetes, pressão alta, doenças do coração, alguns tipos de câncer, Alzheimer, Parkinson, doenças inflamatórias intestinais, quadros de colite (inflamação no intestino grosso) e doenças funcionais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


Em sucos industrializados, apenas 5% é o suco da própria fruta, o restante é formado por água, açúcares e substâncias químicas. E se você ler um rótulo, independente da marca e do sabor, sempre existirá suco de maçã, porque é barato e ótimo para dissolução e homogeneização.

Publicidade


A nutricionista afirma que o suco integral, vendido em garrafas de vidro, é menos prejudicial, contudo, ele é rico em frutose, açúcar encontrado em frutas. O consumo em excesso desta bebida pode elevar o peso e aumentar o acúmulo de gordura no fígado.


A melhor opção é consumir o suco feito na hora. Caso não haja tempo para fazê-lo diariamente, consuma água de coco (retirada direto do fruto) ou água mineral. Além disso, as fibras presentes nas frutas são essenciais para o bom funcionamento do organismo, por isso, a nutricionista aconselha consumir três por dia.

Publicidade


Para quem tem filho pequeno e tem o costume de colocar o "suco de caixinha" na lancheira seguem algumas dicas:


- Para crianças que estão com peso muito baixo, é importante fazer o suco de fruta ou de polpa e acrescentar verduras e legumes.
- Ao invés do suco de caixinha, mande em uma garrafinha a água de coco extraída do próprio fruto.
- Para os adultos, é indicado fazer o suco de fruta (ou de polpa), colocar verduras e legumes, e acrescentar sementes, como chia, linhaça ou grãos germinados. Além disso, faz bem adicionar chá verde.

A nutricionista afirma que é necessário buscar a ajuda de uma especialista antes de mudar a alimentação. Mas é necessário acabar com o consumo das bebidas produzidas industrialmente. "Quantidade de suco industrializado que podemos ingerir por dia? O mais próximo do zero", alerta Bruna Verão.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade