Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Dá para confiar em blog?

17 jun 2009 às 12:17
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Taí uma discussão pertinente para blogueiros e não blogueiros. Os blogs já estão consolidados como fonte de informação dos heavy users da internet. No entanto, ainda não há qualquer entendimento sobre o que é padrão de qualidade nesse tipo de mídia. O que levanta duas questões importantes. Um: será que o leitor espera que o blogueiro seja cuidadoso com as informações que publica? E dois: será que os blogueiros se preocupam com isso?

Quem gosta de navegar nos blogs sabe que esse formato abriga todo tipo de conteúdo, de escritores diletantes a questionadores seriais. No entanto, vamos nos concentrar aqui em dois tipos de site: os de opinião e os informativos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O que faz alguém montar um blog para divulgar opiniões pessoais sobre o que quer que seja? Numa sociedade em que esse tipo de iniciativa tem conferido cada vez mais visibilidade e até status ao autor, vai ser cada vez mais comuns que profissionais invistam nesse meio como forma de se consolidar no mercado.

Leia mais:

Imagem de destaque

Nada se cria

Imagem de destaque

Mudar o mundo pela internet é possivel

Imagem de destaque

Twitter não faz ninguém virar Obama

Imagem de destaque

Nem tudo é transparência na web


O que me incomoda nesse tipo de blog, no entanto, são algumas posturas incompatíveis com o objetivo de informar o leitor. Já vi blogueiro de tecnologia especializado em criticar novos lançamentos da indústria ganhar equipamentos caros de empresas do setor.

Publicidade


O que há de errado nisso? Bom, a distribuição de brindes (os jabás) para jornalistas e articulistas é algo com que nem mesmo que é profissional de comunicação sabe muito bem como lidar. Alguns jornais possuem regras sobre o assunto.


A questão é que uma empresa não distribui presentes sem ter a intenção clara de promover seu produto ou serviço. E o jornaista, articulista ou blogueiro só é agraciado com um mimo porque ele pode virar (e na maioria das vezes vira) matérias e textos publicados sobre o assunto.

Publicidade


Para o leitor, nem sempre essa relação fica clara. De repente, a análise feita pelo blogueiro não é a de um especialista crítico, mas de alguém que ficou maravilhado com o presente.


E qual a preparação que o blogueiro tem para emitir as opiniões que publica? Antes de sair concordando com todo mundo por aí, gaste um tempo analisando o currículo e o histórico da criatura.

Publicidade


A falta de preparação de quem se dispõe a escrever na web acaba por estimular a epidemia de Crtl+C/ Crtl+V que vemos por aí. Outro dia, por exemplo, topei com um texto extenso em um blog sobre redes sociais. Achei estranha a abordagem do autor depois que vi a qualificação dele. Pesquisei e descobri, surpresa, que o post havia sido quase que integralmente roubado (e eu uso esse termo aqui de propósito) de outro site.


O mais grave: o texto publicado como novidade era na realidade um artigo publicado em 2004. Como ficam os leitores desse blog?

Aliás, o Crtl+C/Crtl+V é o principal problema dos blogs informativos. Na tentativa de dar uma informação em primeira mão os blogs (e até sites informativos) publicam tudo sem nenhum ou quase nenhuma checagem. Quem faz isso não o faz sem correr o risco evidente de errar. E errar muito. Mais do que seria tolerável para uma mídia que pretende informar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade