Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Pela tecnologia de baixa complexidade

28 jan 2010 às 13:59
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dias atrás participei como repórter do velório e das homenagens feitas a Zilda Arns. O grande mérito dela não foi a grande sensibilidade humana e o comprometimento profundo com a vida, muito embora essas sejam características que a destacam do cidadão comum. Zilda foi pioneira em algo que o Brasil faz bem, mas difunde pouco: disseminar tecnologia de baixa complexidade.

A tecnologia por trás do trabalho que salvou milhões de crianças chama-se soro caseiro. E não foi necessário universitários nem escolas para ensinar esse soro para mães simples e muitas vezes pouco escolarizadas dos rincões brasileiros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Todos nós conhecemos muitas tecnologias de baixa complexidade que poderiam, se disseminadas, melhorar nossa comunidade. Vejam nossos chás. Que mãe não sabe que chá cura de dor de barriga a vermes? É uma sabedoria que passa de mãe para filha, mas que encontra poucos outros suportes para ser disseminada.

Leia mais:

Imagem de destaque

Nada se cria

Imagem de destaque

Mudar o mundo pela internet é possivel

Imagem de destaque

Twitter não faz ninguém virar Obama

Imagem de destaque

Nem tudo é transparência na web


Na coluna do Gilberto Dimenstein na Folha de São Paulo da terça-feira ele falou em outra tecnologia de baixa complexidade que seria muito útil se difundida. (Quem quiser ler, clique aqui). Trata-se do verdadeiro computador de US$ 100. Enquanto o governo penou mais de dois anos para comprar os notebooks que vão, supostamente, revolucionar o ensino básico no país, um senhor paulistano conseguiu construir máquinas baratas usando lixo.

Publicidade


A vantagem do computador que surje do lixo eletrônico dos outros? Bem, em primeiro lugar ele é realmente muito barato. E transforma algo que de outra forma não teria valor comercial algum em um produto útil.


Tá certo, o computador reciclado não tem internet 3G, nem Wi-fi ou tela touchscreen. Mas é por ele que passa parte da solução de dois problemas sérios no Brasil: a falta de acesso a tecnologia e o aumento exponencial do descarte de equipamentos eletrônicos (e consequente problema ambiental).


Para quem não pode pagar mil reais por um computador, o PC reciclado é um produto acessível que pode sair de graça ou pelo menos por muito menos que um similar novo. A tecnologia para disseminação do computador reciclável no Brasil é de baixíssima complexidade. Para montar um basta ter acesso às montanhas de peças e equipamentos que são descartados todos os dias país afora e entender um pouco de informática.

Seria bom também aliar o equipamento a linhas de crédito e a comercialização de planos de acesso à internet viáveis para a população de baixa renda. Mas mesmo que o PC reciclável não navegue, a vida útil extra que ele dá a peças que de outra forma contaminariam nosso solo e nossa água já é um grande serviço à nação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade