Sabe aquela sensação de que a comida não 'desceu' direito? Pois é assim que se sente o eleitor londrinense depois da decisão da Câmara de Vereadores em reajustar o próprio salário em 109%, passando de R$ 5,7 mil para R$ 12 mil.
Pode até ser válida a intenção de recuperar as perdas dos últimos 12 anos, como defendem alguns edis, mas querer dobrar a remuneração já é demais. Quantas categorias arrastam discussões por meses para conseguir 3, 4, 5% de aumento... No caso deles, basta enviar o projeto em uma madrugada, colocado em meio à correria do final de ano, se reunir na sala de presidência e, pronto, aprovado!
Transformando a indignação em música, me lembrei de uma canção do Zeca Pagodinho chamada "Comunidade Carente", em que é mandado um recado a quem for pedir voto na próxima eleição... (vídeo abaixo)
Você também não gostou do aumento? Tem um prazo de dez meses para digerir esta refeição estragada e escolher melhor na próxima eleição. E escolher melhor não basta. Depois é preciso cobrar. Para isso existe telefone, e-mail, que inclusive estão disponíveis aqui.
Se o vereador que você elegeu votou diferente do que você pensa, nem precisa esperar a eleição do ano que vem. Pode cobrar desde já!
*Marco Feltrin, editor do portal Bonde