O secretário do Ambiente, José Faraco, pediu demissão do cargo na última edição do Prefeitura nos Bairros, na quarta-feira (20). O motivo seria um comentário feito por um colega e membro do primeiro escalão ao ler reportagem sobre depósito irregular de resíduos em uma chácara na zona sul da cidade. Irritado com ao ser criticado pela falta de fiscalização da Sema, ele teria dito em alto e bom som que pelo menos "não roubava". Foi necessária intervenção do prefeito Barbosa Neto (PDT), que ouviu da boca de Faraco o pedido de demissão.
Depois de uma rápida conversa, José Faraco recuou e pediu para ser deixado "em paz" e que dessem "liberdade para trabalhar".
Este não teria sido o primeiro pedido de demissão de Faraco. No mês passado, após multa aplicada ao Eco Mercado Palhano, o secretário foi advertido por Barbosa Neto. Ele não teria gostado do fato e procurou o pedetista no gabinete, mas ficou do lado de fora. Faraco ficou tão irritado que foi parar no hospital com crise de hipertensão.
Logo depois, a Sema recebeu recomendação para amenizar a situação com o Estado, em virtude da salgada multa de R$ 45 milhões aplicada contra a Sanepar.