A Primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a ser realizado no dia 13 de novembro, terá 24.399 candidatos disputando 3.050 vagas, em 41 cursos. Desse total, 8.851 disputam as vagas reservadas aos estudantes da escola pública (até 20%) e 1.326 candidatos, as vagas dos que se declararam negros e da escola pública (até 20%).
O concurso deste ano apresenta algumas modificações, como as provas em duas fases. Nessa primeira etapa todos os candidatos inscritos fazem a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões.
Serão convocados para a segunda fase, os candidatos que obtiverem índice mínimo de acertos de 30% (18 questões) na prova de Conhecimentos Gerais e atenderem os seguintes critérios, definidos a partir da relação candidato/vaga:
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
- Cursos com concorrência de até 15 (quinze) candidatos por vaga: serão convocados para a 2ª fase até 3 (três) vezes o número de candidatos classificados por vaga em disputa;
- Cursos com concorrência acima de 15 (quinze) candidatos por vaga: serão convocados para a 2ª fase 5 (cinco) vezes o número de candidatos classificados por vaga em disputa.
A 2ª Fase será realizada nos dia 18 e 19 de dezembro, com as provas de Redação, Línguas e Conhecimentos Específicos.
No dia 20 de dezembro será aplicada a Prova de Habilidade Específica, somente para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Artística, Design de Moda, Design Gráfico e Música.
É do Paraná o maior número de candidatos
O Paraná é o estado com o maior número de candidatos ao vestibular da UEL. São 15.104 candidatos (66,92%). Em seguida vem São Paulo- 6.276 candidatos (27,81%).
O curso de Medicina continua o mais disputado. Pelo sistema universal, são 56,49 candidatos por vaga. Em seguida, aparece o curso de Design Gráfico, com 25,69 candidatos por vaga. E em terceiro vem Biomedicina, com 25,44 candidatos por vaga. O curso de Comunicação Social – Jornalismo (matutino) vem na seqüência com 24,27 por vaga.
Na disputa pelas vagas reservadas aos estudantes da escola pública, Medicina lidera com 59,11 candidatos por vaga. Em segundo lugar, Jornalismo (Noturno) com 31,8 e Educação Física (Noturno), com 31,17 candidatos por vaga.
Nas vagas reservadas aos negros da escola pública, o mais disputado também é Medicina, com 34 candidatos por vaga, depois vêm Direito (Matutino), com 11,33 candidatos por vaga, Ciência da Computação e Jornalismo (matutino), com 11 candidatos por vaga.
Fonte: Notícia Digital/UEL