Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prevenção

ACESF determina mudanças em funeral durante a pandemia

N.com
25 mar 2020 às 15:41
- Arquivo/N.com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) estabeleceu algumas medidas de contingência para prevenção da contaminação pelo Coronavírus (Covid-19), por meio da Portaria Nº30, publicada no Jornal Oficial 4026, de segunda-feira (23). As medidas devem ser adotadas tanto pela Acesf quanto pelos particulares atuantes no ramo funeral de Londrina.

O superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, explicou que são ações de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública municipal, que vão ao encontro das determinações da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Londrina, de evitar aglomerações e, consequentemente, possível infecção pelo coronavírus. "Estamos vivendo um momento delicado, por isso adotamos algumas medidas, com o objetivo de preservar a saúde e a vida das pessoas”, afirmou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A medida prevê que para falecimento sem qualquer relação com o Covid-19, o velório será autorizado pela Acesf com restrição máxima de até 10 pessoas que podem permanecer simultaneamente nas salas de velório ou cerimônias de despedida realizadas em crematórios. Também está proibida a aglomeração de visitantes nas áreas internas e externas do velório.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cultura

Mostra de dança reúne público em shopping de Londrina no final de semana

Imagem de destaque
Quebra da barreira cultural

Artista plástico londrinense tem obra exposta em lodge britânico

Imagem de destaque
15 sacos de resíduos recolhidos

Movimento estudantil promove ‘arrastão do plástico’ no campus da UEL

Imagem de destaque
Conheça!

Projeto de Fisioterapia da UEL oferece vagas para gestantes


O órgão também limitou o tempo máximo de duração do velório para duas horas, obrigatoriamente no período diurno, devendo em seguida ser encaminhado para sepultamento/cremação. Fica suspenso ainda o serviço de copa em velório e cerimônia de despedida para que se evite a aglomeração e o contato próximo de pessoas e consequente risco de transmissão do vírus por materiais de uso comum.

Publicidade


De acordo com a Portaria, nos casos de falecimento de pessoas contaminadas pelo Covid-19, em casos suspeitos (sem confirmação por exame), ou doenças que possam estar relacionadas, a urna deverá ser lacrada e não haverá cerimônia de despedida ou velório, devendo ser encaminhado diretamente para sepultamento/cremação. A medida visa evitar a contaminação de outras pessoas pelo vírus.


A orientação é que se adote, para os casos suspeitos, preferencialmente, a cremação, conforme instrução da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – (Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 – atualizada em 21/03/2020). Já para os casos confirmados, conforme disposto na Declaração de Óbito, deverão ser realizados os procedimentos de cremação.

Publicidade


O acompanhamento para sepultamento será restrito a 10 pessoas, que deverão manter a distância mínima de um metro entre os presentes e os familiares. Estas pessoas também deverão manter distância mínima de dois metros dos servidores responsáveis pelo sepultamento. Além disso, durante o sepultamento, os servidores deverão obrigatoriamente fazer uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e roupas apropriadas para manejar a urna funerária.


O atendimento funeral ficou restrito a uma pessoa da família e mais um representante do plano funeral, quando houver, sendo que o representante da família deverá ter conhecimento do falecido e do jazigo onde será sepultado, se for o caso.

Leonilso Jaqueta, explicou que são ações de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública municipal, que vão ao encontro das determinações da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Londrina, de evitar aglomerações e, consequentemente, possível infecção pelo coronavírus. "Estamos vivendo um momento delicado, por isso adotamos algumas medidas, com o objetivo de preservar a saúde e a vida das pessoas”, afirmou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade