Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pandemia

Acesf divulga orientação sobre velórios em Londrina

Redação Bonde com N.com
23 mar 2021 às 17:28
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) relembra as medidas que devem ser seguidas, em Londrina, para a realização de serviços funerários durante a pandemia do Coronavírus.

A orientação é que apenas um representante familiar compareça até a sede da ACESF para realizar as tratativas do funeral do ente querido. Isso porque, há casos em que mais de cinco pessoas, da mesma família, estão comparecendo presencialmente na autarquia, o que acaba gerando aglomeração e uma possível proliferação do novo vírus causador da COVID-19. "Pedimos para que as pessoas sigam as orientações de enfrentamento à pandemia. Quando for necessário vir até a ACESF, para tratar sobre as questões relacionadas ao funeral, pedimos que venha um representante da família, no máximo, quando necessário, acompanhado de outro familiar”, pediu o diretor-técnico da ACESF, Ademir Gervásio Junior

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A norma está publicada na Portaria nº 30 da ACESF e pode ser lida no Jornal Oficial do Município nº 4026 (clique aqui). Desde o início da pandemia, em março de 2020, o atendimento funeral fica restrito a uma pessoa da família e mais um representante do plano funeral, quando houver. Este familiar deverá ter conhecimento do falecido e do jazigo onde o ente será sepultado. Em casos excepcionais, poderá haver a troca do familiar que está sendo atendido na ACESF, desde que aquele espere fora das instalações da autarquia. A orientação é que o representante telefone antes de ir pessoalmente na ACESF.

Leia mais:

Imagem de destaque
Shows e comidas típicas

Festa rural no distrito de São Luiz em Londrina deve receber milhares de pessoas neste final de semana

Imagem de destaque
Antiga Casa da Mulher

Imóvel abandonado será transformado em creche na zona leste de Londrina

Imagem de destaque
No Espaço Villa Rica

Projeto Ópera Viva promove novo concerto em Londrina neste domingo

Imagem de destaque
Previsão de volta até o fim do dia

Rompimento de cano deixa condomínios da Zona Sul de Londrina sem água


Regras COVID-19 – Quando o falecimento for decorrente da COVID-19 ou de alguma complicação vinculada a esse quadro viral, seja com confirmação ou em caso suspeito, não é permitida a realização de velório e a urna deverá ser encaminhada diretamente para o sepultamento ou cremação.

Publicidade


Nesses casos, quando o familiar receber, do hospital, o comunicado de falecimento, ele deverá contratar uma urna funerária na ACESF e acordar o local e horário para sepultamento. Na sequência, os servidores da autarquia vão até o hospital para realizar a remoção do corpo em uma urna lacrada, levando diretamente ao cemitério escolhido para o sepultamento ou para a instituição que fará a cremação, ou seja, não haverá em hipótese alguma a realização de velório ou cerimônia de despedida. As homenagens poderão ser prestadas no cemitério.


Para o sepultamento, os servidores deverão, obrigatoriamente, utilizar os Equipamentos de Proteção Individual contra o Coronavírus, como as máscaras faciais, luvas e roupas apropriadas para manejar a urna funerária. Além disso, se algum familiar acompanhar o processo, deverá manter a distância mínima de 2 metros do funcionário do sepultamento e de um metro entre outro familiar do falecido.

Publicidade


Casos não COVID-19 – Para os casos de falecimento não relacionados à COVID-19 de nenhuma maneira (sem suspeita da doença viral), será permitida a realização de velório com, no máximo, duas horas de duração, obrigatoriamente durante o período diurno.


A orientação é que, no máximo, 10 pessoas participem da cerimônia de despedida, para evitar a aglomeração dentro e fora das capelas mortuárias. Caso haja mais que 10 pessoas, as em acréscimo devem aguardar alguém sair da capela para entrar e se despedir. Nesses casos, as urnas funerárias podem ficar abertas, ou seja, não são lacradas.

Para que a ACESF tenha conhecimento dos casos de óbitos suspeitos ou confirmados com COVID-19, os hospitais de Londrina comunicam diretamente a autarquia através da declaração de óbito.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade