Um Esea (Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica) acontece no aeroporto de Londrina – Governador José Richa nesta terça-feira (1º). A iniciativa será realizada
por Infraero, empresas integrantes do Plem (Plano de Emergência) e a LAT (Liga Acadêmica do Trauma) do CCS/HU (Centro de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina) - que envolve estudantes de Medicina e Enfermagem, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) e autarquia municipal de Saúde.
A atividade tem como objetivo avaliar os procedimentos em resposta a uma emergência simulada, averiguando a execução das normas estabelecidas pela Oaci (Organização da Aviação Civil Internacional) e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), sem qualquer impacto nas operações regulares de pousos e decolagens. Ao todo, serão quase 100 pessoas envolvidas na realização do simulado, que ocorre a partir das 16h, atuando no atendimento direto às vítimas e demais mobilizações, além de veículos como ambulâncias, carros contra incêndio, carros de resgate e salvamento, além de viaturas.
Para a superintendente do aeroporto de Londrina, Sandra Aparecida de Oliveira, exercícios como esse são imprescindíveis para assegurar a eficácia do planejamento estabelecido. "Os simulados ajudam a identificar as melhorias necessárias para aprimorar a resposta a uma emergência, especialmente no que se refere ao salvamento de vidas, além da manutenção das operações aéreas com segurança em meio a uma ocorrência desse porte”, destaca.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
O teste que reúne as diferentes instituições envolvidas no atendimento a uma situação de acidente aéreo, dentre elas Defesa Civil, Corpo do Bombeiros, bombeiros de aeródromo, equipes de atendimento móvel e corpo de voluntários da comunidade aeroportuária.
O simulado
No exercício, a Infraero e todos os órgãos envolvidos irão participar de uma emergência simulada, com uso de fogo na pista que será combatido pela SCI (Seção Contra Incêndio) do aeroporto, ocasionada por uma aeronave modelo ATR 42, na qual o piloto inicia o procedimento de aproximação pela cabeceira 31. O comandante irá declarar a necessidade de fazer um pouso forçado devido a uma pane hidráulica e elétrica, não conseguindo, assim, receber informações essenciais sobre a aeronave. Segundos após chocar-se com o solo, ocorre uma explosão seguida por grande incêndio.
SERVIÇO
Esea (Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica)
Local: Aeroporto de Londrina – Governador José Richa
Data: 1º/10
Horário: 16h (o ponto de encontro será a partir das 15h30 no Balcão de Informações da Infraero). O simulado começará pontualmente.