A maioria das vítimas de acidentes de trânsito em 2002, em Londrina, é formada por pessoas em idade produtiva, entre 18 e 44 anos de idade. A constatação é do relatório anual sobre acidentes da Companhia de Trânsito do 5º Batalhão de Polícia Militar (Ciatran), em que é possível verificar que 48% das mortes são de pessoas jovens, que ainda teriam muitos anos de vida para trabalhar, ter filhos e criar suas famílias.
No ano passado, a Ciatran registrou 5.594 acidentes, 2.357 feridos e 73 mortos; 17 vítimas fatais a mais que em 2001. Foram seis vítimas com idade menor que 18 anos, 35 mortes entre 18 e 44 anos, sete vítimas com idade entre 45 e 54 anos, 19 vítimas com idade acima de 54 anos, e seis com idade desconhecida (8,2%).
Para o diretor de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Álvaro Grotti Júnior, cerca de 70% dos acidentes poderiam ser evitados se os motoristas respeitassem a sinalização.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
''Os principais motivos que causam acidentes estão ligados ao condutor, como imprudência, embriaguez, excesso de velocidade, falta de atenção, avanço de sinal e ultrapassagem proibida'', afirmou Grotti Júnior.
*Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina