Todo militante ou simpatizante de esquerda gostaria de estar lá. O Fórum Social, que começa quinta-feira em Porto Alegre (RS), chega à sua segunda edição com quase três vezes o número de participantes do ano passado.
A expectativa é de que 30 mil pessoas circulem na capital gaúcha até o dia 5 em torno de conferências, seminários e oficinas discutindo temas como globalização, neoliberalismo, terrorismo e a crise da Argentina. Entre as participações ilustres está confirmada a presença da jornalista canadense Naomi Klein, autora de ''Sem Logo - A Tirania das Marcas em um Planeta Vendido'', livro de cabeceira dos músicos da banda de rock inglesa Radiohead e saudado pela imprensa internacional como ''O Capital da geração-Seattle''.
Em Londrina, estava prevista a saída hoje à noite de dois ônibus de excursão organizados pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da UEL. No Forum, os estudantes serão recepcionados no Acampamento Intercontinental da Juventude, que foi montado no parque Harmonia e batizado de 'Cidade da Juventude Carlo Giuliani', em homenagem ao jovem ativista morto durante um protesto anti-globalização em Gênova, na Itália, em julho de 2001. No local, será desenvolvida uma programação paralela incluindo atividades diversas ligadas a música, cinema, teatro, dança, artes plásticas, fotografia, grafite, moda e quadrinhos.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
* Leia mais na reportagem de Nelson Sato na Folha de Londrina desta quarta-feira