Um tradicional salão de cabeleireiros no centro de Londrina está fechando as portas após mais de 70 anos de atividade.
Trata-se do Salão Coroados, que funciona na galeria comercial do hotel de mesmo nome, na avenida Souza Naves. Por lá passaram diversas personalidades da história política paranaense, como os ex-governadores José Richa e José Hosken de Novais e personalidades políticas mais recentes como o senador Álvaro Dias e o ex-governador Beto Richa, que comandou o estado de 2011 a 2018. Além de políticos, a alta sociedade londrinense cortava os cabelo no local ou fazia pedicure.
Ederaldo Almeida, barbeiro e sócio do salão, diz que entrou na sociedade após a fundação do local. Mesmo com o fechamento do espaço no centro da cidade, Almeida vai continuar cortando os cabelos de seus clientes em casa - não por precisar, mas por amor à profissão e aos clientes.
Leia mais:
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira em Londrina e na região
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
"Estou há 62 anos nesse espaço, que já existia quando eu entrei. Tive diversos sócios e hoje estou eu e a Cida. Continuo trabalhando por amor aos clientes e à profissão. Vou continuar atendendo em casa, e mais do que nunca vou precisar dos meus clientes. Não por dinheiro, mas para manter a amizade e o trabalho", comenta o barbeiro.
Maria Aparecida Pedriça, mais conhecida como Cida Cabeleireira, está trabalhando no salão há 48 anos e, mesmo com o fechamento, ela também vai continuar atendendo suas freguesas em um outro espaço na região central da cidade.
"As minhas clientes são fiéis e vão me seguir, elas já estão se acostumando com essa mudança. Os clientes do Ederaldo é que estão sentindo mais, não só os clientes, mas ele também", revela.
Durante a entrevista, o salão estava movimentado. Naquele momento, Almeida estava atendendo o cliente antigo Edson Siqueira. "Corto o cabelo aqui com o Ederaldo há 36 anos e vou continuar cortando lá na casa dele, por sinal de amizade e por gostar do trabalho que ele faz", diz Siqueira.
O Salão Coroados encerra suas atividades no final de junho.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.