A festa das crianças no Jardim União da Vitória, na Zona Sul de Londrina, já é uma tradição. Idealizado por Joanita Lopes da Silva, uma das pioneiras da região, o evento acontece anualmente desde 1992, sempre em 12 de outubro em comemoração ao Dia das Crianças.
Aposentada por invalidez e, hoje, com 63 anos, Joanita começou a organizar a festa quando era integrante e vice-presidente da associação de moradores do bairro. "Nessa época, a gente acompanhava as pessoas e via as necessidades das famílias. Muitas não tinham condições de comprar nada para os filhos, nem um pirulito", conta.
A aposentada, que, além de atuar na associação de moradores, coordenava uma cozinha comunitária em sua casa, oferecia doações de frutas, legumes, verduras e outros alimentos a cerca de 150 famílias. A partir da observação das demandas da comunidade e de seu trabalho, Joanita viu a oportunidade de promover uma festa para as crianças, com a entrega de doces e brinquedos e com a realização de atividades lúdicas.
Leia mais:
Concerto da Osuel com obras de Mozart e Beethoven fecha a temporada 2024
Leilão da Cidade Industrial em Londrina será retomado dias 11 e 12 de novembro
Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana
Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense
"Em 1992, a gente começou entregando os alimentos e os brinquedos na rua. A gente preparava os pacotes de doce e entregava para as crianças. Porém, com o tempo isso foi melhorando, porque as pessoas começaram a contribuir mais. Depois de um tempo, começamos a fazer a festa em casa. Depois, fechamos a rua", explica a aposentada.
Joanita conta que, todos os anos, uma equipe de voluntários a auxilia não somente na preparação dos alimentos e na busca de doações, mas também na realização do evento. "A gente prepara um lanche com cachorro-quente e doce. Entregamos balas, pirulitos, chicletes e refrigerante. Todo ano também fazemos bolo, além de entregar os brinquedos que arrecadamos."
TRADIÇÃO ENTRE AS FAMÍLIAS
A aposentada conta que a festa das crianças é uma tradição entre algumas famílias do Jardim União da Vitória. De acordo com Joanita, muitas pessoas que participaram do evento no passado levam seus filhos para viver a mesma experiência.
"Uma coisa que me marca muito são os pais que vêm participar da festa com a gente hoje. Quando começamos, lá em 1992, essas pessoas eram crianças ou adolescentes. Hoje, elas trazem os filhos para participar e ainda ajudam a gente a organizar as filas e a servir as crianças. Tudo isso é muito gratificante, conseguimos perceber que fizemos alguma diferença", comenta.
Ednalton Santos de Oliveira participou das primeiras edições da festa, enquanto ainda era uma criança. Atualmente, é pai de dois meninos e os leva para o evento, além de auxiliar os voluntários. "Tenho alegria em agradecer a Joanita e os outros voluntários por fazerem parte da minha infância. Eles fazem a alegria das crianças até hoje", afirma.
Segundo a aposentada, a estimativa é que cerca de 250 crianças participem da festa neste ano. "Não conseguimos colocar um número exato, porque o evento acontece na rua e é público. Mas, nesse ano, estamos conscientes de que queremos fazer mais e vamos conseguir, se Deus quiser."
DOAÇÕES
A festa, que é aguardada pelas crianças, só não aconteceu em 2020 devido à pandemia de covid-19. Neste ano, o evento vai acontecer na Rua dos Dentistas, 20, no Jardim União da Vitória III, já que, conforme Joanita, a região apresentou amplo crescimento e seu objetivo é atingir o máximo de crianças possível.
"Começamos a preparar e organizar a festa desse ano com bastante antecedência e precisamos de doações para fazer tudo acontecer. Em geral, precisamos de doces, os mais simples mesmo, como balas, chicletes e pirulitos. Também aceitamos doações de bolo, principalmente de boleiras e padarias. Também precisamos de doações de alimentos para fazermos o cachorro-quente, além de refrigerante e, é claro, dos brinquedos", aponta.
Quem quiser contribuir com a festa das crianças do Jardim União da Vitória por meio de doações ou de trabalho voluntário pode entrar em contato com Joanita por meio do número (43) 98446-4407.