Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sistema prisional

Atendimento a egressos do sistema penal será modernizado em Londrina

AEN
18 fev 2014 às 15:31

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina será o nono município paranaense a adotar o Programa Patronato - Programa de Municipalização do Acompanhamento das Penas e Medidas Alternativas em Meio Aberto, que atende egressos do sistema penal e beneficiários de penas alternativas à prisão. Implantado em 2013 pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná - em substituição ao Programa Pró-Egresso - visa padronizar o atendimento aos egressos e beneficiários.

Os representes do Poder Público e dos órgãos envolvidos no programa consideram importante a continuidade e a melhoria do trabalho do Patronato para uma assistência aprimorada ao detento. Participam a Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Prefeitura de Londrina e o Conselho da Comunidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A reitora da UEL, Nádina Moreno, ressalta o benefício social que o Patronato proporciona, além de servir como campo de estágio para diversas áreas. Ela destaca o exemplo das recentes aprovações de detentos no vestibular da instituição, alavancadas pelo desenvolvimento do cursinho implantado em 2013 nas Penitenciárias Estaduais de Londrina I e II.

Leia mais:

Imagem de destaque
Início em 24 de março

UEL aprova calendário de graduação para 2025

Imagem de destaque
No pátio do Bar do Japa

Evento "Mulheres na Roda de Samba" também acontece em Londrina

Imagem de destaque
Treinamento

Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025

Imagem de destaque
Risco de tempestades

Final de semana será de tempo instável e chuvas em Londrina e região


A prefeitura do município contribuirá cedendo servidores para auxiliar na articulação de ações do Patronato com as Redes Sociais de Proteção e Assistência Judiciária, já que estudos demonstram que egressos acompanhados apresentam melhores índices de ressocialização.

Publicidade


O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, disse que a secretaria vai disponibilizar R$ 292 mil por meio de edital que deve ser preparado até 30 de março. A verba será utilizada para pagamento de 21 bolsas que serão distribuídas entre estudantes, orientadores e profissionais.


INCLUSÃO - O Patronato Penitenciário de Londrina, até então gerenciado apenas pela Secretaria da Justiça, será incluído no Programa Patronato, mudança que possibilitará modernizar e ampliar a atuação, já que esse modelo encontra suporte na corresponsabilidade entre os vários atores sociais. Os participantes são os governos estadual e municipal, instituições de ensino superior e o Conselho da Comunidade.

Publicidade


Atualmente, o Programa Patronato abrange 14 cidades paranaenses, das quais oito criaram o Patronato Municipal através de Lei Municipal - Apucarana, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Paranavaí, Pitanga e Pontal do Paraná.


Nos demais municípios, o Programa promove o atendimento aos assistidos – em parceria com as secretarias estaduais de Justiça e de Ciência e Tecnologia - enquanto acontecem as negociações para efetivação do modelo proposto. Esses municípios são Irati, Maringá, Ponta Grossa, Campo Mourão, Paranaguá, e Toledo.

A secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, MariaTereza Uille Gomes, disse que o Programa Patronato é modelo para o Brasil, constituindo-se em estratégia de grande relevância na regulamentação da execução penal em meio aberto no Estado do Paraná, atendendo atualmente cerca de 12.279 assistidos. A expectativa para 2014 é beneficiar 23 mil assistidos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo