O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti e o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Wilson Sella, dirigiram a audiência pública para discussão do modelo de licitação para o sistema de transporte coletivo no município.
Da reunião, realizada no Centro de Treinamento da Sercomtel S/A , participaram cerca de 180 pessoas representando empresas, associações de moradores, estudantes, sindicatos, universidades e conselhos municipais.
A audiência foi aberta pela empresa de consultoria TC/BR, de Brasília (DF), que realizou o estudo da modelagem do sistema em Londrina. A explanação foi complementada por técnicos da CMTU, que apresentaram as contribuições oriundas do Comitê do Transporte Coletivo, com representantes da sociedade civil organizada. A seguir foi aberto o debate aos participantes do encontro.
Leia mais:
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
Biblioteca Pública Municipal de Londrina terá encontros de meditação a partir desta quarta-feira
Economia Solidária de Londrina lança linha de Natal nesta terça-feira
Os três maiores questionamentos da audiência foram acerca do transporte de pessoas com deficiência, manutenção de emprego a cobradores diante da adoção da bilhetagem eletrônica e passe livre para estudantes secundaristas. Nos três itens ficou clara a impossibilidade de se constar no edital garantias práticas de categorias, que poderiam gerar anulação do processo licitatório.
Segundo o presidente da CMTU, Wilson Sella, a audiência pública referendou os estudos iniciais desenvolvidos pela TC/BR e complementados pelo Comitê do Transporte Coletivo e pelos técnicos da companhia. Com isso, ele considera encerrado o processo de consultas externas para o modelo de licitação e o edital deverá estar pronto até 15 de novembro, para ser publicado até o dia 20 do mesmo mês.
Pelo cronograma estabelecido pela CMTU, a expectativa é que os primeiros envelopes das empresas interessadas na concorrência possam ser abertos no dia 12 de janeiro do próximo ano.
Fonte: Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina