Antonio Dias Salvador tem 73 anos. Natan Henrique Ferraz, apenas três. Em comum, a participação na 3ª Caminhada Contra as Drogas, realizada na tarde deste domingo na região central de Londrina. ''É uma campanha muito necessária. Porque é preciso acabar com o problema das drogas. Devagarinho, a mensagem vai penetrando na consciência do viciado'', avaliou Salvador. O pintor de automóveis destacou também a participação de crianças, como Natan, e jovens na caminhada.
A exemplo de sua avó, a dona de casa Maria Ferraz, 59 anos, Natan participou do evento pela primeira vez. Segundo ela, sua presença foi motivada pela curiosidade. ''É um jeito bom de chamar a atenção. Atualmente há muitos jovens drogados'', afirmou. A presença de famílias e de adolescentes foi destaque.
Além de ser participante, o estudante Marcus Vinícius Miramoto, 22 anos, contribuia com a organização. Entusiasmado, ele distribuía bandeirinhas e incentivava quem passava em frente à Catedral a aderir. ''Também sou contra as drogas. Com a caminhada, a gente pode ajudar a acabar com elas'', declarou.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
O pastor João Victor Nery, 32 anos, levou a família para a caminhada. Para ele, o evento é importante porque envolve diversos setores da sociedade. ''É muito importante. A responsabilidade não é só das casas de recuperação, mas da comunidade como um todo. Igrejas, empresas, imprensa, por exemplo, devem fazer sua parte.''
A participação no sorteio de brindes era mediante doação de um quilo de alimento não perecível. ''A arrecadação será doada a entidades de apoio e recuperação de viciados'', esclareceu Gervásio Euzébio Gonzales, 38 anos, idealizador e organizador da caminhada.
De acordo com a organização, mais de 2 mil pessoas participaram do evento. Foram arrecadados 2 mil quilos de alimento. Como brindes, foram sorteados dois aparelhos de DVD e um televisor. No Moringão, o fechamento da caminhada teve apresentações de grupos musiciais e de teatro, cujo trabalho é focado no combate às drogas.
Após nove anos como usuário, Gonzales passou a fazer trabalho voluntário contra o vício. Além das caminhadas, ele organiza pedaladas para conscientização de usuários. Para receber doações, mantém telefone, (43) 9994-6796. Outras informações sobre o trabalho de Gonzales estão na página www.caminhadacontraasdrogas.org.br. A entrega dos prêmios, cujo sorteio será realizado esta noite, será amanhã, às 9 horas, na Avenida São Paulo, 848.
A iniciativa de Gonzales surgiu no ano 2000. ''O objetivo é conscientizar e alertar para o perigo das drogas'', destacou. No ano passado, o evento reuniu 5 mil pessoas, Na primeira edição, foram 2,5 mil participantes.