Nesta sexta-feira (26), o CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) Oeste irá promover, das 13h30 às 16h30, uma tarde de prevenção em saúde.
A ação vai incluir atividades práticas e orientações sobre manobra de desengasgo, teste de glicemia, aferição de pressão, ausculta pulmonar, oximetria para medir quantidade de oxigênio no sangue e muito mais.
O evento é uma parceria entre o departamento de Enfermagem, Farmácia e Medicina da UEL (Universidade Estadual de Londrina), a IFMSA (Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina Brasil UEL), o CRF-PR (Conselho Regional de Farmácia Júnior), o Grupo Pulmonare e o projeto de extensão Viva Posithivo, também da UEL.
Leia mais:
Fórmula Truck confirma etapa em Londrina em novembro de 2025
Passarela de Natal no lago Igapó em Londrina ultrapassa 50 mil visitantes
Câmara de Londrina veta transposição do Vale dos Tucanos
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Para participar da atividade, não é necessário se inscrever, mas o CCI Oeste pede para que os interessados liguem para o telefone (43) 3375-0334 e deixem o seu nome na lista. A unidade fica na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes.
Tiffany Siqueira Alves, diretora do Comitê Permanente em saúde Reprodutiva incluindo Aids/HIV (SCORA) da IFMSA Brasil UEL, explicou que o evento se deve ao aumento de casos de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), principalmente HIV e Aids, em idosos.
“Entendemos que esse é um tema ainda tabu, que não é tratado com essa população, que continua tendo saúde sexual, apesar da idade. Na ocasião, teremos a presença dos projetos de extensão Viva Posithivo e Pulmonare, da UEL, além do Conselho Regional de Farmácia Júnior. Também serão promovidas ações de triagem dos idosos, manobra de desengasgo e conversa sobre prevenção de ISTs. Na parte de triagem, faremos ausculta torácica, oximetria, dosagem de glicemia e aferição de pressão arterial. Também estaremos fornecendo preservativos masculinos, femininos, lubrificantes, panfletos e testes rápidos para levarem para casa”, disse.
Conforme a coordenadora do CCI Oeste, Rosely Sonoda, esse vai ser um momento com atividades práticas que as pessoas idosas apreciam e podem aprender.
“Além disso, eles podem tirar dúvidas com os estudantes da área da saúde. Muitas dessas solicitações são atendidas por meio dessas ações, como é o caso das orientações referentes às manobras de desengasgo”, relatou.