O CTQ (Centro de Tratamento de Queimados, do Hospital Universitário da UEL (Universidade Estadual de Londrina), promove a campanha Junho Laranja, para orientar sobre as formas de prevenção contra queimaduras. A campanha é nacional, concebida pela SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras) e tem como tema central “Queimaduras? Na minha casa não!"
A temática a ser trabalhada são os acidentes domésticos, visto que 70% dos casos com queimaduras ocorrem neste ambiente, tendo crianças e idosos como principais vítimas. Confira abaixo dicas de prevenção.
“Temos que trabalhar a educação mesmo, para todas as idades. Ensinar os responsáveis a prevenir queimaduras nas crianças e ensinar elas também a se cuidarem. Chamar a atenção para o cuidado com os idosos, porque com eles os acidentes acabam acontecendo mais em razão da perda de força e alterações cognitivas também”, observa a vice-presidente da SBQ, Kelly de Araújo.
Leia mais:
Fórmula Truck confirma etapa em Londrina em novembro de 2025
Passarela de Natal no lago Igapó em Londrina ultrapassa 50 mil visitantes
Câmara de Londrina veta transposição do Vale dos Tucanos
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de um milhão de queimaduras ocorrem anualmente no Brasil. As queimaduras provocaram 19.772 mortes entre 2015 e 2020 no Brasil, sendo 53,3% térmicas e 46,1% elétricas.
Concurso de desenho
Uma das ações promovidas pelo Centro de Tratamento de Queimados de Londrina é o concurso de desenho para crianças até 10 anos, cujo objetivo é despertar nelas a consciência dos perigos dos materiais inflamáveis e prevenção a queimaduras. O regulamento completo e link para inscrição estão disponíveis no instagram @huueloficial e facebook.com/huuel
Os desenhos vão ser recebidos apenas online, pelo link do “Google forms” https://abrir.link/EuIri, na forma digitalizada ou foto nítida até 23 de junho. Depois serão disponibilizados em um álbum na página do Facebook do Hospital Universitário sem identificação de autoria, sendo eleito o vencedor do concurso o desenho mais curtido na página do HU-UEL, até 16h de 01 de julho. A partir daí o autor do desenho terá o nome divulgado e será capa do Facebook do Centro de Tratamentos de Queimados (@ctqhuuel) durante o mês de julho.
Leia mais sobre os cuidados a serem tomados na Folha de Londrina: