A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina acionou nesta segunda-feira pela manhã os quatro novos equipamentos de vídeo vigias instalados na avenida Brasília (BR-369).
Com isso, os motoristas que desrespeitarem o sinal vermelho e a faixa de pedestres, a partir desta segunda terão essas infrações confirmadas como multas. A novidade das quatro novas máquinas é que terão os dados captados pela rede telefônica da Sercomtel e transmitidos, via internet, para a Central de Controle de Multas da CMTU, na rua Professor João Cândido, 1.213.
Segundo o diretor de Trânsito da companhia, Álvaro Grotti Júnior, até agora as infrações captadas nas oito máquinas que vinham operando na cidade eram registradas em computador, cujos dados têm de ser copiados pela CMTU. O novo sistema é pioneiro no país porque as imagens captadas nos grandes centros por sistemas de televisão servem apenas para monitoramento do trânsito e não para registro de infrações.
Leia mais:
A voz como instrumento musical é diferencial de show em Londrina
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região
Problemas elétricos afetam abastecimento de água em bairros da zona sul de Londrina
"Os vídeo vigias instalados em Londrina já foram inéditos, porque registram os avanços em sinal vermelho em formato de filme, captando toda a seqüência da infração cometida pelo motorista. Os demais radares instalados no país registram excesso de velocidade e a maioria deles com imagem parada, o que possibilita contestação pelos infratores", disse Grotti Junior.
Dos novos equipamentos, dois estão instalados nos cruzamentos da avenida Brasília (BR-369) com avenida Duque de Caxias e avenida Brasília com rua Vicente Feijó (proximidades do posto Bela Vista). Outros dois vídeo vigias estarão operando nos cruzamentos da avenida Brasília com rua do Pavão e avenida Brasília com rua Grafita (imediações do Grêmio Literário e Recreativo Londrinense). Segundo o diretor da CMTU, os locais foram escolhidos dentro do critério de maior incidência de acidentes, a maioria com gravidade.
Os quatro novos vídeo vigias foram aferidos semana passada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A aferição dos equipamentos, prevista pelas normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é que garante a imposição da multa, após o registro da infração cometida.
O avanço de sinal vermelho é considerado infração gravíssima, de acordo com o artigo 208 do Código Nacional de Trânsito (lei número 9.503, de 23 de junho de 97) punido com perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 191,54.
Os outros oito equipamentos estão instalados nos cruzamentos da avenida Tiradentes com avenida Rio Branco; avenida Juscelino Kubitscheck com rua Uruguai; ruas Goiás com Pernambuco: ruas Goiás com Mato Grosso; avenida Dez de Dezembro (via Expressa) com rua Potiguares (quatro equipamentos) e avenida Dez de Dezembro com rua Tremembés (quatro equipamentos).