A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina inicia na próxima semana a instalação das 46 câmeras que farão a vigilância interna do Terminal Urbano de Transportes Coletivos (centro). Segundo o diretor de Transportes da companhia, Wilson de Jesus, já foi concluída a instalação de seis quilômetros de cabos que farão a transmissão das imagens para a sala de monitoramento da Polícia Militar.
De acordo com o diretor, a CMTU deve concluir até terça-feira (7) a reforma da sala onde serão instalados os equipamentos de monitoramento, incluindo um servidor que vai possibilitar o espelhamento das imagens também para a central instalada no interior do 5° Batalhão da Polícia Militar. No terminal, além dos policiais que monitorarão as imagens em tempo real, haverá outros dois soldados circulando pela área com rádio comunicador, para receber as informações da central de monitoramento.
A sala de monitoramento, que também servirá como posto da Polícia Militar, fica no piso intermediário do terminal, em frente às rampas de acesso entre os pisos, de forma a dar maior visão aos policiais e mobilidade para o deslocamento. "É uma parceria da CMTU, que entra com o espaço físico; a Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) com os equipamentos; e a Polícia Militar com a operação e o monitoramento do sistema, que vai cobrir 100% da área interna do terminal", disse o diretor.
Leia mais:
Mutirão de aparelhos auditivos em Londrina entrega 343 próteses até o fim de novembro
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e municípios da região
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quinta-feira
Serviços municipais: Veja o que abre e fecha no feriado desta sexta-feira em Londrina
Wilson de Jesus informou que a TCGL investiu R$ 60 mil na compra das câmeras e mais R$ 4 mil na compra do servidor, possibilitando a instalação de 45 câmeras fixas de vigilância e uma câmera Speed Dome, com giro de 360 graus, que será instalada no piso intermediário do terminal. Em alguns dos pontos escolhidos para instalação das câmeras, onde é possível o alcance manual das pessoas, será colocada uma caixa anti-vandalismo, para proteção dos equipamentos.
O diretor alertou, no entanto, que se alguém tentar danificar o equipamento, a ação será detectada de imediato, e a imagem ficará gravada na central para fins de responsabilidade. Além dessa medida para aumento da segurança no interior do terminal, desde o início do mês passado, toda a área interna está monitorada por vigilantes fardados, de forma a oferecer maior tranqüilidade às pessoas que transitam pelo local.