O prefeito Nedson Micheleti assinou na terça-feira (23), em Brasília, juntamente com o presidente da Companhia de Habitação (Cohab) de Londrina, Carlos Eduardo de Afonseca e Silva, e o presidente do PT-Paraná, André Vargas, o termo de adesão aderindo ao convênio entre a Associação Brasileira de Cohabs (ABC), Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal (CEF).
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, a assinatura do convênio é o primeiro passo para o fortalecimento das Cohabs, que ao longo das últimas décadas foram esvaziadas pela falta de crédito e, principalmente, de políticas públicas para o setor.
A parceria entre o ninistério, a CEF e a ABC permitirá o resgate dessas companhias em sua função de construtoras e financiadoras de moradias. Com a estrutura administrativa já consolidada, as Cohabs atenderão a população de baixa renda.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
O ministro das Cidades, Olívio Dutra, satisfeito com a parceria firmada, falou da importância do convênio e da integração do governo com os municípios, autoridades e órgãos responsáveis pela questão da moradia. "O fortalecimento da Cohabs é uma das principais armas para o combate ao enorme déficit enfrentado pelo setor, de 6,6 milhões de moradias", conclui.
Os três órgãos participantes do convênio terão diferentes atribuições. O Ministério das Cidades deverá dar apoio institucional necessário às atividades, participar da elaboração dos diagnósticos e oferecer as orientações para compatibilizar as medidas que serão definidas com os objetivos da nova Política Nacional de Habitação.